Você Não Está Aqui

Você Não Está Aqui. é um espetáculo que une performance, teatro e ilusionismo. Concebida pelo diretor Pedro Granato e pelo mágico Ricardo Malerbi, a peça convoca a participação da plateia. O ponto final do título é uma homenagem ao famoso texto “Pálido ponto azul” do astrônomo Carl Sagan, que propõe um convite a uma reflexão profunda sobre o que nos caracteriza. No espetáculo, intérprete e público buscam juntos o que poderíamos levar em uma missão para outro planeta. A estreia acontece dia 30 de outubro, sexta-feira às 21 horas no salão redondo do MIS, Instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

O espetáculo é fruto de um longo trabalho de reflexão dos parceiros Pedro Granato e Ricardo Malerbi aprovado pelo edital PROAC. Eles pesquisaram diversas fontes científicas e filosóficas para conceber a peça e se debruçaram sobre estudos de pensadores consagrados como o físico Albert Einstein, o astrônomo Carl Sagan, assim como os últimos livros de ciências dos materiais ainda não traduzidos no Brasil, como o recém – premiado pelo Royal Society “StuffMatters” de Mark Miodownik.

O aparente desejo de conhecer e habitar outros planetas é uma das inspirações de Você Não Está Aqui. A NASA anuncia evidências de água liquida em Marte na mesma semana em que grandes estúdios lançam um filme de ficção no planeta vermelho com suporte da NASA. A empresa planeja missões tripuladas para Marte nas próximas décadas. Atualmente o projeto “MarsOne” (http://www.mars-one.com), por exemplo, promete uma expedição só de ida para Marte em 2025.

Mais de 200 mil pessoas se inscreveram, dos 100 candidatos escolhidos na última etapa, 24 deles serão selecionados para que equipes de quatro tripulantes possam ser enviadas a Marte. O objetivo é formar uma “colônia no planeta vermelho”. Antes de irem para o espaço, os colonizadores terão de participar de um reality show perante o mundo todo.

“Como ainda usamos o termo colônia depois de séculos de experiências desastrosas?” provoca Ricardo. “A forma como a seleção da tripulação se dá impressiona por carregar uma experiência tão simbólica para a humanidade de valores muito questionáveis de nossos dias” comenta o diretor Pedro Granato.

“Essa não é a primeira vez que somos instigados a nos definir por conta de uma viagem espacial. Nos anos 70, a sonda Voyager enviou para o espaço um disco de ouro com uma seleção de sons que definiam a terra e a experiência humana”, lembra Ricardo.

_DSC6095

INSTALAÇÃO
Além das apresentações do espetáculo, o MIS recebe uma instalação do projeto, durante toda a temporada da peça.

“Você não está aqui.” é um espetáculo interativo inspirado na experiência da sonda Voyager lançada ao espaço em 1977. O astrônomo Carl Sagan reuniu um grupo de cientistas e pensadores e elaborou uma seleção de sons e imagens que buscavam retratar a vida no planeta Terra. Essas informações foram impressas em um disco de ouro e enviadas ao espaço. A sonda Voyager é hoje o artefato criado pelo homem mais distante do planeta Terra.

O público ouvirá a sequência de sons selecionados e poderá mudar as luzes do cenário ao manipular uma botoeira. De acordo com a mudança nas luzes, o espelho central se torna um corredor de fundo infinito onde um disco de ouro está flutuando. Estarão dispostas informações básicas sobre a Voyager e sobre a temporada do espetáculo.

‪#‎VocêNãoEstáAqui‬ ‪#‎Teatro‬ ‪#‎MIS‬ ‪#‎VáAoTeatro‬ ‪#‎OpiniãoDePeso‬‪#‎PomboCorreioAssessoriaDeImprensa‬

(crédito foto – Dingo Musa)

image001

Você Não Está Aqui | Espetáculo
Espaço Redondo – MIS ( Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo)
Duração 70 minutos
30/10 até 22/11
Sexta – 21h, Sábado e Domingo – 18h
$20

Você Não Está Aqui | Instalação
Espaço Redondo – MIS ( Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo)
30/10 até 22/11
Terça e Quarta – 12h às 21h, Quinta – 12h às 20h, Sexta – 12h às 19h, Domingo – 11h às 15h
Entrada gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s