4o EDITAL DO PRÊMIO ZÉ RENATO

 

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Programa Municipal de Fomento ao Teatro convidam a todos para o lançamento do 4o edital do Prêmio Zé Renato – que subsidiará a produção de espetáculos inéditos e circulação de espetáculos já estreados – e o lançamento do livro Diálogos Teatrais, que registra encontros com companhias atuantes de São Paulo.

O evento acontece no dia 29 de março, terça-feira, às 19h, no Centro Cultural São Paulo – Espaço das Missões. MPB, samba e samba rock do Dj Digão, a percussão afro-brasileira com samba de roda, maracatu e samba de coco do É Di Santo recebem o público.

Entre os convidados, estão confirmadas o secretário Municipal de Cultura de São Paulo Nabil Bonduki e os atores Edgar Castro, Evil Rebouças, Fábio Resende, Luiz Fernando Marques, Maria Lúcia Pupo, Paulo Faria e Sidney Santiago. Também confirmaram artistas de grupos como Cia, Velha Cia, Pavanelli, Capulanas Arte Negra, Os Crespos, Cooperativa de Teatro, Grupo Bolinho, Cia. São Jorge, Estopô Balaio, Balagan, Caixa de Imagens, Núcleo Experimental, Núcleo Macabeia, Os Fofos Encenam, Teatro do Incêncio, Quizumba, Redimunho Teatral e Antropofágica.

image003

>> Sobre a publicação:
O livro Diálogos Teatrais reproduz o conteúdo dos encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura entre 2013 e 2015 pelo projeto#existediálogoemSP, ainda vigente. Criado pelo então secretário de cultura Juca Ferreira, a ideia é propor uma escuta permanente com fazedores de cultura da cidade. O livro é dividido em cinco partes, cada uma delas correspondente a um dos diálogos sediados na Galeria Olido. A ação tem sempre vista à formação de público e a ideia é que o material possa ser fruído por fazedores de teatro de todo o Brasil.

Foram abordados temas relevantes do meio artístico, como o teatro negro, a relação do artista com a cidade e a importância de uma sede para as companhias. Os participantes dos encontros foram os grupos Cia. dos Inventivos, Cia. Os Filhos de Olorum, Os Crespos, Capulanas Cia. de Arte Negra, Coletivo Negro, Teatro Documentário, Cia. São Jorge de Variedades, Grupo Bolinho, Pessoal do Faroeste, Companhia Humbalada de Teatro, Pombas Urbanas, Grupo XIX de Teatro, Cia. Artehúmus de Teatro, Trupe Sinhá Zózima, Brava Companhia e Cia. Livre.

>> Sobre o Prêmio Zé Renato:
Criado em 2014, chega à sua quarta edição com perspectivas de sucesso e apoio ao teatro da capital paulista. O prêmio homenageia o diretor teatral paulistano José Renato Pécora (1926 – 2011). Ator formado na primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD), dramaturgo e diretor, idealizador e fundador do Teatro de Arena, dirigiu a montagem de Eles Não Usam Black-tie na ditadura militar.

O valor do edital é de R$ 4 milhões que são distribuídos para os para arcar com custos da produção, realização e circulação dos espetáculos. Há duas edições do Prêmio Zé Renato por ano. A cada uma, o número de inscritos tem aumentado expressivamente.

Na primeira edição houve 317 inscrições (24 contemplados). Na segunda, 355 (24 selecionados). A terceira, 371 (23 escolhidos). Alguns dos espetáculos contemplados pelo prêmio foram Urinal – O Musical (direção de Zé Henrique de Paula) Consertando Frank (direção de Marco Antônio Pâmio), A Máquina Tchekhov (direção de Clara Carvalho e Denise Weinberge) e Potestad (com Celso Frateschi), Pagliacci (Cia La Mínima) e Janelas do Esparrama (Grupo Esparrama).

Um comentário sobre “4o EDITAL DO PRÊMIO ZÉ RENATO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s