BEIJO NO ASFALTO

eI042687.jpgMesclando a relação entre a dramaturgia e o jornalismo no Brasil, o Grupo de Segunda, da Cia das Artes, retorna aos palcos com o clássico de Nelson Rodrigues – O Beijo no Asfalto.

O espetáculo aborda a forma sensacionalista com que fatos cotidianos são retratados pela mídia. A trama mostra um homem casado que beija a boca de outro homem que acaba de ser atropelado e está à beira da morte. Estampado como manchete de jornal, o ‘beijo no asfalto’ torna-se o assunto mais comentado na cidade. Sexualidade, intrigas, ética na imprensa e crise familiar são os temas principais que englobam o enredo.

Para o diretor Jair Aguiar, um dos trunfos da peça é a dramaturgia de Nelson Rodrigues. “É um estilo bem marcado, frio, não pode trabalhar com a emoção, mas com o sentimento. Cada vírgula e cada palavra tem sua importância. É preciso ter uma atenção e um estudo bem trabalhado”.

Apesar de ser um texto escrito em 1960, o espetáculo dialoga com a atualidade, pois discute a relação do poder, da imprensa e do núcleo familiar. Todas essas camadas estão presentes no dia a dia da contemporaneidade. A montagem traz um choque e uma reflexão na imersão de valores.

A cenografia incorporou aspectos e disposição no palco como se fosse um tribunal. O figurino e a iluminação trabalham com a predominância de tons das cores preto e branco, criando um clima de cinema noir. “O palco virou uma espécie de porão, incorporando o submundo e a marginalidade. Possui um clima gelado que combina bem com a atmosfera de São Paulo em virtude do isolamento do povo e da mídia. Nelson Rodrigues soube como poucos colocar o preto no branco da vida em nossa cara”, enfatiza Jair Aguiar.

O Grupo de Segunda é o primeiro coletivo formado na Cia das Artes, que realiza uma parceria com o projeto Oficina de Atores que objetiva a formação, por meio da pesquisa de linguagem do gesto mínimo, a montagem de textos da dramaturgia brasileira e internacional. “A criação do grupo é resultado do contato e da produção contínua nos últimos anos. Um suporte que privilegia a discussão de todos os fatores que envolvem o fazer teatral”, fala Jair Aguiar.

O Beijo no Asfalto 
Com Antonio Netto, Diego Rodda, Felipe Ramos, Fernanda Gonçalves, Leão Lobo, Niveo Diegues, Edivaldo Gomes, Marcio Vasconcelos,Natália Martins e Samira Aguiar
Espaço Parlapatões (Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação, São Paulo)
Duração 90 minutos
03/03 até 21/04
Quinta – 21h
Recomendação 12 anos
$40
 
Autor: Nelson Rodrigues
Direção Geral: Jair Aguiar
Direção Artística: Antonio Netto
Cenografia: Marcio Tadeu
Figurino: Marcio Tadeu
Iluminação: Will Damas
Assistência Geral: Keese Contino
Operação de luz: Agnaldo Nicoleti
Operação de som: Weverton Caria
Produção: Grupo de Segunda
Realização: Cia das Artes
Assessoria de Imprensa: Renato Fernandes
Fotos: Rodrigo Dionísio.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s