O DEUS DA CIDADE

Em “O deus da cidade” gêneros tradicionais como circo-teatro, o teatro de revista e o espetáculo de variedades inspiram a criação de uma série de cenas independentes, que se aproximam por procurarem refletir sobre grandes impasses do nosso tempo.

O Deus da cidade foto ligia jardim ALTA27_Este novo projeto da cia. Os Fofos Encenam propõe a verticalização da estética circense por meio da inclusão de uma temática de maior cunho social, utilizando como primeira inspiração o material artístico do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e do Teatro de Revista, para depois criar uma dramaturgia inédita, junto com o dramaturgo Cássio Pires. “Brecht serviu bem à primeira etapa de trabalho. Quando a companhia se aproximou dele, foi para buscar certos mecanismos de linguagem que permitem lidar com contradições sociais. Depois desse momento, começamos a fazer tentativas a partir de nossas perspectivas, de nossas perguntas sobre o mundo em seu atual estágio de desenvolvimento. Então, nesse sentido, Brecht foi um ponto de partida, não exatamente um ponto de chegada”, comenta o dramaturgo.

Em 2012 / 2013, por meio da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, Os Fofos realizaram o projeto Baú da Arethuzza que se propôs a investigar o desenvolvimento da teatralidade existente sob as lonas de circo na primeira metade do século XX, período que consolidou o circo-teatro como gênero teatral. O projeto realizou a montagem de 5 peças do acervo do Circo Teatro Arethuzza. Recebeu a indicação do Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação e ganhou o Prêmio APCA na categoria especial.

O Deus da cidade foto ligia jardim ALTA22Se no Baú o interesse era estético (pesquisar a evolução da teatralidade circense), neste novo projeto Os Fofos visam a elaboração dos discursos que interessam ao grupo. Refletir sobre o lugar que o teatro ocupa na configuração cultural e sociopolítica da atualidade e articular o discurso, sem deixar de promover o diálogo com o público. “A dramaturgia que surge daí tem um pouco a cara de um balaio, de uma junção de um tanto de questões que foram surgindo e se transformando em cena. É revisteira no sentido de fazer uma revisão de grandes temas do nosso tempo, de falar sobre uma série de coisas ao mesmo tempo. Tem a ver com circo-teatro por procurar reinventar tipos, por operar em uma perspectiva textual que é não-psicológica. Acima de tudo, o texto tem a ver com o enfrentamento de questões políticas que não podem ser postas de lado. Por outro lado, o texto não gera uma mensagem. Ele partilha um monte de perguntas, sem se preocupar com colocar uma delas no centro”, completa Cássio Pires.

Essa necessidade surge a partir dos desafios encontrados pelos Fofos: a manutenção do grupo e a própria existência enquanto companhia de teatro e espaço cultural (no início de 2014 o Espaço dos Fofos, assim como diversos coletivos teatrais da cidade de São Paulo, sofreram as consequências da especulação imobiliária e por pouco não fechou as portas).

O Deus da Cidade
Com Carlos Ataide, Cris Rocha, Eduardo Reyes, Erica Montanheiro, Katia Daher, Marcelo Andrade, Rafaela Penteado, Simone Evaristo, Silvia Poggetti e Zé Valdir.
Espaço dos Fofos (Rua Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista, São Paulo)
Duração 100 minutos
18/03 até 22/05
Sexta, Sábado e Segunda – 21h; Domingo – 19h
Recomendação 16 anos
$20
Dramaturgia: Cássio Pires
Direção: Fernando Neves.
Direção musical e pianista: Fernando Esteves.
Cenografia: Fernando Neves, Marcelo Andrade e Zé Valdir.
Iluminação:Eduardo Reyes.
Figurino: Carol Badra e Leopoldo Pacheco.
Fotografia: Ligia Jardim.
Direção de produção: Eduardo Reyes.
Produção: Os Fofos Encenam – Cooperativa Paulista de Teatro.
Realização: Programa Municipal de Fomento ao Teatro – Prefeitura de São Paulo – Secretaria de Cultura

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s