ANATOMIA DO FAUNO

Os Faunos são figuras da mitologia latina. São divindades agrícolas, que viviam nos campos. Por causa de seu pai, Fauno, receberam o dom da profecia, mas que só são reveladas quando capturados e amarrados.

A aparência é de um bode da cintura para baixo, e de homem na parte superior. Sobre sua cabeça, há cornos. Seus sacerdotes vestiam-se com pele de cabra, ou algumas vezes, durante os cultos, apresentavam-se completamente nus. Seus seguidores eram os jovens mais bonitos da região. O seu apetite sexual é insaciável, assim como a voracidade que sentem em relação ao vinho e a embriaguez.

Na Roma antiga, foram associados aos Sátiros gregos.

Anatomia do Fauno“, de Alexandre Rabelo e direção de Marcelo D’Avilla e Marcelo Denny, utiliza-se deste mito, para que através de um espetáculo misto de teatro e performance, possa dissecar a cena homoerótica contemporânea. A peça é uma pesquisa das vivências pessoais dos próprios integrantes do grupo teatral.

O espetáculo, inspirado pela poética utópica de Arthur Rimbaud (1854 -1891), utiliza uma linguagem universal, sem palavras, que toca diretamente aos sentidos. A comunicação entre os atores e o público é mais ampla, expansiva.

Anatomia_do_Fauno_-_Helio_Beltranio2.jpg

A peça divide-se em dois atos.

No primeiro, o Fauno sai do seu habitat natural e vem parar em uma cidade, que no caso é São Paulo, mas poderia ser qualquer outra. Ele percebe a triste realidade da atualidade. Encontra pessoas solitárias, que só querem o seu prazer próprio, sem se permitirem encontrar o verdadeiro amor. Por não se permitirem, vivem experiências de medo,  culpa e repressão, onde somente as situações heteronormativos são aceitas, o resto é marginalizado.

Mas o Fauno procura reconstruir, no segundo ato, a partir dos destroços dessa realidade, uma sociedade utópica, mais risonha, afetuosa e livre, onde todos – independente do sexo, orientação, idade e raça – são aceitos.

Caminhando da doença à cura, este Fauno é guiado para a anatomia de um corpo que supere os fracassos de nossa humanidade consumista.

Anatomia do Fauno é um espetáculo fruto da parceria inédita entre o Laboratório de Práticas Performativas da USP e Teatro da Pomba Gira Coletivo de Criadores. Voltam para a sua segunda temporada, a partir deste sábado – 09 de abril, na SP Escola de Teatro.

Página do espetáculo no Facebook – Anatomia do Fauno

Anatomia do Fauno
Com Alex Leandro, André Medeiros Martins, Breno Borges, Bruno Wendel, Cacau Francisco, Camilla Ferreira, Carlos Jordão, Carlos Valle, Clayton Policarpo, Douglas Ricci, Everton Dantas, Felipe Cavalcanti, Felipe Ferreira, Felipe de Oliveira, Filipe Robbe, Gabriel Marttin, Guilherme de Almeida, Gustavo Panoni, Hélio Beltrânio, Igor Luís, João Paulo Nóbrega, Marcelo D’Avilla, Mateus Rodrigues, Matheus de Faria, Pedro Pêra, Rafael Marques, Rafa Soares, Rodrigo Brunetti, Sebah Nunes, Vinicius Massucato, Vagner Cruz, Veniccio Barbosa, Wesley Lima, Wesley Lombini e William Priante
SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo)
Duração 100 minutos
09/04 até 15/05
Sábado – 23h; Domingo – 19h
Recomendação 18 anos
$40 (somente dinheiro)
Realização: Laboratório de Práticas Performativas da USP e Teatro da Pomba Gira Coletivo de Criadores / Residência SP Escola de Teatro
Direção: Marcelo D’Avilla e Marcelo Denny.
Dramaturgismo: Alexandre Rabelo
Equipe de Cenografia: Denise Fujimoto, Felipe de Oliveira, Gabriel Prado, Lucas Menezes, Nina Simão, Marcelo Denny e Marcello Girotti.
Equipe de Figurino: Marcello Girotti, Marcio Tassinari, Sueliton Martins e Alex Leandro
Equipe de Iluminação: Douglas Ribeiro, François Moretti e André Martins
Trilha Sonora: Renato Navarro.
Assistentes: Gabriela Barbara e Renata Sotero
Ilustração: Diego Cernohovsky
Ilustração e Videoarte: Nerone Prandi
Captação de Vídeo: Hugo Cabral Carneiro, Lucas Villar e Nerone Prandi
Fotografia: Hélio Beltrânio
Designer Gráfico: Lucas Menezes
Body Art: Sueliton Martins
Produção: Jean Carlo Cunha, Aline Meira, Felipe Paganelli
Apoio: PopPorn, SP Escola de Teatro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s