SÓ MAIS UMA

Dorothy Parker (1893– 1967) foi uma célebre escritora americana famosa por seu senso de humor, perspicácia e sarcasmo – sempre encontrava um comentário ferino a fazer a respeito dos seus contemporâneos. Foi considerada a mais cínica personalidade feminina da Nova York de seu tempo.

As diretoras Einat Falbel e Giseli Ramos e os atores Ângela Fernandes, Camila Ganc, Debora David, Flavia Coelho, Guto Costa, Jaques Bento, Joyce Ophelia Camassuti e Pagan Senior escolheram alguns contos da autora e, a partir dessas obras, os adaptaram para o espetáculo Só Mais Uma, comédia dramática que estreia dia 21 de abril no Teatro Pequeno Ato.

O espetáculo aborda questões clássicas do universo feminino e o papel da mulher na sociedade, tratando com humor e ironia assuntos como a incomunicabilidade, o amor, a solidão e a dependência.

Através das personagens, típicas figuras femininas do século XX, Parker trata de temas universais e de sentimentos atemporais utiliza o humor para mascarar discussões profundas e importantes da mulher, como a dependência em relação ao homem e a insegurança sobre seu papel na sociedade. Seus trabalhos preservam o frescor dos seus temas na atualidade – alguns dos dilemas de suas mulheres são discutidos até hoje.

Seus contos desnudam os pensamentos, desejos e ambições de homens e mulheres em situações cotidianas risíveis, expondo, de forma implacável, suas fraquezas, futilidades, preconceitos e dificuldades em se relacionar verdadeiramente. A mulher, carente e solitária, muitas vezes depende emocionalmente de homens evasivos e fracos”, conta a diretora Einat Falbel.

Sob a fachada da sátira, Parker mascara as imposições sociais que recaem sobre a mulher e deixa transparecer como elas desvirtuam os seus relacionamentos amorosos, suas amizades e sua própria identidade. Acreditamos que essa visão nos ajuda a compreender a formação da mulher e suas relações na atualidade, numa sociedade que ainda discute a independência feminina, a superficialidade das relações afetivas, os estereótipos de gênero, a solidão da vida nas cidades, a incapacidade de amar e tantos outros conflitos humanos”, diz o coletivo de atores e diretoras.

image004

Sobre Dorothy Parker

Dorothy Parker (1893– 1967) foi uma célebre escritora americana famosa por seu senso de humor, perspicácia e sarcasmo – sempre encontrava um comentário ferino a fazer a respeito dos seus contemporâneos. Foi considerada a mais cínica personalidade feminina da Nova York de seu tempo.

Foi uma autora emblemática da vida literária americana dos anos 20 e 30. Publicou livros de contos e poemas, alguns dos quaisbestsellers nos EUA, além de críticas teatrais e literárias nas revistas mais importantes de sua época, como The New Yorker, Esquire, Vogue e Vanity Fair. Colaborou como dramaturga em cinco peças de teatro, e outros diversos roteiros de cinema, dois dos quais receberam indicações ao Oscar.

Só Mais Uma
Com Ângela Fernandes, Camila Ganc, Debora David, Flavia Coelho, Guto Costa, Jaques Bento, Joyce Ophelia Camassuti, Pagan Senior.
Teatro Pequeno Ato (Rua Dr. Teodoro Baima, 78 – Vila Buarque, São Paulo)
Duração 80 minutos
21/04 até 17/06
Quinta e Sexta – 21h
Recomendação 12 anos
$40
 
Adaptação coletiva a partir dos contos de Dorothy Parker
Direção: Einat Falbel e Giseli Ramos.
Preparação corporal: Camila Ganc
Coreografia: Camila Ganc e Joyce Ophelia Camassuti.
Coordenação de figurino: Veridiana Toledo.
Trilha sonora original: Rogério Maudonnet.
Cenário: Alex Capelossa.
Fotografia: Zé Aires.
Iluminação: Gabriel Tavares.
Design gráfico: Debora David.
Coordenação de produção: Debora David.
Produção: Ângela Fernandes, Debora David, Einat Falbel, Giseli Ramos, Guto Costa, Joyce Ophelia Camassuti e Paulo Ganc.
Colaboração: Teatro Pequeno Ato, Pedro Granato.
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s