GATA EM TELHADO DE ZINCO QUENTE

A montagem do grupo TAPA, do texto de Tennessee Williams,  estreia no dia 5 de maio no Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo, e depois deve percorrer outros teatros do Banco do Brasil.

A peça narra a celebração do aniversário de 65 anos do rico patriarca de uma família sulista americana. Num dia de calor intenso, a ambição por sua herança vai gerando conflitos de forma inesperada e implacável. As relações mais íntimas vão sendo  dissecadas e expostas de forma devastadora, numa explosão de revelações pessoais e familiares.

A região onde se passa a ação tem passado escravagista.  “Esta família de latifundiários mimados e sem  valores culturais permanece presa aos preconceitos e à juventude”, fala Eduardo Tolentino sobre os personagens deste texto ainda atual e que ainda espelha nossa sociedade.

Vencedora do Prêmio Pulitzer em 1955, o texto de Tennessee Williams foi adaptado para o cinema em 1958. O filme foi indicado a seis Oscars, incluindo Melhor filme, Melhor Ator (Paul Newman) e Melhor Atriz (Elizabeth Taylor), no papel agora interpretado por Barbara Paz.

1460568330_gatazinco

A montagem

O movimento para a montagem de “Gata em Telhado de Zinco Quente” teve início durante a série de estudos sobre os textos curtos de Tennessee Williams, promovidos pelo Grupo Tapa. As necessárias adaptações geraram novas traduções, que foram comandadas pela pesquisadora teatral, professora universitária e tradutora Maria Sílvia Betti. Este material foi editado pela  É Realizações, que chega agora ao 4º volume da série com a tradução assinada por Augusto Cesar para o clássico  “Gata em Telhado de Zinco Quente”.

O elenco é formado por atores familiares ao Tapa e traz de volta a atriz Noemi Marinho, que não atuava com o Grupo desde os anos 90.

A consultora de moda Gloria Kalil assina um figurino para teatro pela primeira vez. ”Optamos por não datar esta montagem, mas queria que as roupas tivessem um toque dos anos 50, pano de fundo do texto original. Por isso procurei por alguém que, mais que figurinista, entendesse de estilo” fala o diretor sobre a escolha.

Gata em Telhado de Zinco Quente
Com André Garolli, Augusto Zacchi, Bárbara Paz, Fernanda Viacava, Noemi Marinho e Zécarlos Machado
Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo)
Duração 120 minutos
05/05 até 26/06
Quarta, Quinta, Sexta e Sábado – 20h; Domingo – 19h
Recomendação: 14 anos
$ 20
 
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Autor: Tennessee Williams
Tradução: Augusto Cesar
Diretor: Eduardo Tolentino de Araujo
Figurino: Gloria Kalil
Iluminação: Nelson Ferreira
Fotos: Ronaldo Gutierrez
Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Assistente de Produção: Ariel Cannal
Produção Executiva: Paloma Galasso
Produção Geral: Cesar Baccan / Baccan Produções
Idealização e produção geral: Grupo TAPA
 
Traslado gratuito
Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272, e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s