CADERNOS DE TEATRO – O TABLADO

mariaclaramachadoA escola carioca de teatro “O Tablado” comemora seus 65 anos de atividade. Fundada em 1951, pela escritora e dramaturga Maria Clara Machado, com um grupo de amigos de seu pai, Aníbal Machado. O Tablado é referência na formação de atores, diretores, figurinistas, cenógrafos e iluminadores.

A primeira peça produzida foi “O Moço  Bom e Obediente“, com tradução da escritora Cecília Meirelles. Outra peça muito famosa da escola é a montagem de “Pluft, o Fantasminha“.

tablado---pluft---foto-acervo-o-tablado-3

Já passaram pelos bancos e palcos da escola mais de 5 mil alunos, entre eles,  Marieta Severo, Rubens Corrêa, Cláudio Corrêa e Castro, Miguel Falabella, Malu Mader, Louise Cardoso, Sura Berditchevski, Jacqueline Laurence, Drica Moraes, entre tantos outros.

 

Cadernos_Teatro_Tablado_4_variosCinco anos após a sua abertura, foi lançada a revista “Cadernos de Teatro“, tendo como diretora responsável Maria Clara Machado, redatores Julia Pena da Rocha, Rubens Correa, Sonia Cavalcanti, Vera Pedrosa. Eddy Rezende na tesouraria e Anna Letycia, responsável pela composição gráfica. As publicações contavam com o apoio do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, ligado à UNESCO.

O objetivo dos Cadernos de Teatro sempre foi disponibilizar informações relativas às artes cênicas para todo o Brasil, fornecendo material teórico para pequenos grupos amadores e atores iniciantes, principalmente aqueles que estavam longe das capitais.

Ao longo de todos esses anos de publicação, com mais de 150 números, os Cadernos de Teatro contaram com a contribuição de muita gente importante: de patrocinadores a editores e contribuidores. Virginia Valli, Bernardo Jablonski, Lionel Fischer e Ricardo Kosovski merecem destaque por terem assumido este importante projeto cultural por um longo período.

E você pode acessar o conteúdo – em pdf – desde o primeiro número através do link – “Cadernos de Teatro“. Uma forma de se atualizar nas artes cênicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s