2a EDIÇÃO SARAU MULTICULTURAL DO ABRAÇO

image001

No dia 29 de abril, às 19h30, na Aldeia em Pinheiros, acontece segunda edição do Sarau Multicultural do Abraço. O evento que celebra a diversidade cultural vai reunir refugiados da Síria, da Palestina, de Cuba e migrantes da Bolívia e Colômbia além de brasileiros para mais uma noite multicultural com música, dança, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, além de comidas e drinks típicos.

A iniciativa é aberta ao público e parte da programação do Abraço Cultural – curso de idioma e cultura com refugiados – que desde junho de 2015 promove a troca de experiências, a geração de renda, e a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil e, ao mesmo tempo, possibilita aos alunos do curso o aprendizado de idiomas, a quebra de barreiras e a vivência de aspectos culturais de outros países. http://abracocultural.com.br/

19h30 – Exibição do vídeo “Chimamanda Adichie: O perigo da história única” (Nigéria)

20h – Café com Cuba: Experiência interativa de aprendizado sobre a arte e cultura (Cuba)
21h30: Roda de Dança e Música Árabe (Síria)

Além de Exposição de desenhos do artista Leon Diab (Palestina),

Feira Gastronômica Latina (Bolívia e Colômbia) e Drinks Muiticulturais

Programação

Exibição do vídeo “Chimamanda Adichie: O perigo da história única” (Nigéria)

Neste TED Talk a escritora nigeriana Chimamanda Adichie conta a história de como encontrou sua voz cultural autêntica e adverte que quando se ouve uma história única sobre outra pessoa ou país, corremos o risco de ter uma ideia equivocada.

20h – Café com Cuba: Experiência interativa de aprendizado sobre a arte e cultura

A antropóloga Cubana María Ileana Faguaga (e professora de espanhol) abordará o tema das artes plásticas em seu país. Na sequência, o pesquisador e crítico teatral cubano Luvel García Leyva. (Também professor de espanhol no Abraço Cultural) apresenta aspectos de seu país por meio de um jogo teatral.

21h30: Roda de Dança e Música Árabe (Síria)

Os sírios Ali Jeratli e Ehab  Alhennawi conduzem uma roda de dança e música árabe convidando o público do sarau para vivenciar este tradicional aspecto da cultura árabe.

Exposição de desenhos do artista Leon Diab (Palestina)

unnamed

O desenhista, arquiteto e designer de interiores, com 17 anos de carreira,  exibirá durante todo o Sarau seus retratos realistas feitos à lápis. https://www.facebook.com/diableon/

Feira Gastronômica Latina (Bolívia e Colômbia) e Drinks Muiticulturais 

El pollo campeón (Bolivia) http://www.boliviacultural.com.br/classificados/products/RESTAURNTE-EL-CAMPE%D3N.html

Macondo – raízes colombianas (Colômbia)

https://www.facebook.com/Macondo-324864697701131/

Trajetória do Abraço Cultural

O projeto Abraço Cultural – Cursos com Refugiados foi desenhado em abril de 2015 pela plataforma social Atados – Juntando Gente Boa e tem hoje como parceiros a associação Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado, o espaço coletivo Aldeia, a SP Escola de Teatro e a Escola da Cidade.

As primeiras turmas do curso aconteceram em julho de 2015. A expectativa inicial para o primeiro curso era atingir 40 alunos, no entanto, a procura foi bem maior – em torno de 500 pessoas procuraram o Abraço Cultural. O curso teve início com 123 alunos, distribuídos em 12 turmas.

Durante o segundo semestre de 2015 foram realizados cursos semi-intensivos, de 3 meses, e um curso regular que teve 4 meses de duração. Em 2016, foi realizado o curso intensivo de férias em janeiro.

 

O Abraço Cultural realizou duas festas e participou do carnaval de São Paulo 2016, desfilando com o bloco RefugiAmados que teve como destaque da folia refugiados da Síria e do Haiti.

Com menos de 1 ano de vida, o Abraço Cultural inseriu no mercado de trabalho 28 professores refugiados, teve 300 alunos e engajou 70 voluntários.

O Abraço Cultural abriu este ano uma sede também no Rio de Janeiro.

2º  Sarau Multicultural do Abraço
Rua Lisboa, 445 – Cerqueira César, São Paulo
29/04
Sexta – 19h30 às 23h
Recomendação Livre
$15 – público em geral
Alunos do Abraço Cultural não pagam
Capacidade do local: 150 pessoas 
Assessoria de Imprensa Locomotiva Cultural

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s