A EMPATIA NA ESCRITA DRAMATÚRGICA (WORKSHOP)

Jo Clifford_foto_Yaz Norris.jpg

Dois anos depois de sua primeira passagem pelo Brasil, a dramaturga escocesa Jo Clifford, referência no teatro de seu país de origem, volta para workshop A Empatia na Escrita Dramatúrgica – Desenvolvendo a Escuta,nos dias 10, 11 e 12 de maio, na sede do SESI-SP, na Avenida Paulista. Para participar, os interessados devem realizar o cadastro e preencher o questionário de inscrição no site www.sesisp.org.br/dramaturgia, no período de 25 de abril a 1° de maio.

Durante os encontros, promovidos pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, em parceria com o Creative Scotland, os participantes serão desafiados a desenvolver sua escrita e lançar um olhar sobre a cidade e seus habitantes. A partir das provocações e instruções dadas por Jo Clifford, deverão buscar se colocar no lugar de uma outra pessoa e imaginar como seria estar na pele do tal desconhecido, para construir um novo personagem.

Com mais de 80 peças já montadas em diversos países, Jo Clifford é respeitada por seus textos e também pelas excelentes adaptações de clássicos. Sua peça The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven (O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu) foi selecionada para uma Mostra Especial – Made in Scotland – do Festival Fringe de Edimburgo em 2015. Dramaturga, performer, jornalista, radialista e professora universitária, sua adaptação do livro de Charles Dickens, Great Expectations, fez dela a primeira dramaturga transgênero a ter uma peça encenada no West End de Londres.

Esta também é a segunda vez que Jo atende a um convite do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Em 2014, a autora integrou uma mesa-redonda com o ator e diretor Kiko Marques (de Cais ou Da Indiferença das Embarcações), e o também ator e diretor César Baptista (de Roleta Russa). Em pauta estavam questões relacionadas à função da memória na construção de personagens ficcionais.

Sobre o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

Criado em 2007, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação, é voltado para descoberta e formação de novos autores teatrais através do incentivo a discussão e reflexão sobre o cenário contemporâneo. Sob a coordenação da dramaturga e jornalista Marici Salomão e assistência do diretor César Baptista, a parceria entre o SESI-SP e o British Council oferece exercício de técnicas, estudo de teorias, atendimento individual e coletivo, leituras comentadas de peças, atividades práticas de escrita e sistema narrativo.

 

A Empatia na Escrita Dramatúrgica – Desenvolvendo a Escuta (workshop)
Com Jo Clifford
Espaço Mezanino SESI-SP – Centro Cultural Fiesp Ruth-Cardoso (Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo)
10 a 12/05
Terça, Quarta e Quinta – 19h às 22h
Vagas: 16 vagas
Inscrições: 25 de abril a 1º de maio pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia.
Gratuito
Tradução consecutiva de Paula Lopez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s