OS LIVROS QUE MUDARAM MINHA VIDA

Dia 21 de maio estreia no Teatro Jaraguá o espetáculo Os Livros que Mudaram Minha Vida, uma produção independente do grupo Mães na Massa, dirigido por Marcelo Galdino, o Joel da novela Cúmplices de Um Resgate, do SBT. A direção de produção é de Veridiana Toledo, atualmente nos elencos de Rapunzel, da Le Plat du Jour, e Atreva-se, dirigido por Jô Soares.

Encenado por 16 crianças e jovens com idade entre 5 e 14 anos, o espetáculo aborda a relação entre os mundos digital e analógico, e mistura o tema da tecnologia com o folclore brasileiro para contar a história dos irmãos Maria Lua, Poema e Ian, que dividem o mesmo quarto, mas enxergam o mundo de maneira diferente.

As duas meninas são apaixonadas por livros e se orgulham de sua extensa biblioteca, onde estão obras e coleções que vão de Monteiro Lobato e Maria Clara Machado a clássicos dos Irmãos Grimm, Fábulas de Esopo e aventuras de Júlio Verne. 

Maria Lua e Poema adoram o cheiro dos livros e o toque das páginas, que para elas são tão gostosos como as histórias que fazem imaginar e sonhar. Já o menino Ian é fissurado por tecnologia. Ele acha que livro é coisa do passado e passa horas navegando na internet, jogando games pelo tablet.

Certa noite, já na hora de dormir, os três irmãos encontram o Negrinho do Pastoreio, que de surpresa aparece em seu quarto. A visita do Negrinho dá início a uma viagem pelo mundo folclórico, numa encenação lúdica e quase onírica que promove um diálogo estético entre os universos da fantasia e do mundo prático, imediatista e real.

Os_Livros_que_Mudaram_Minha_Vida_Foto_6_de_Paula

Os contos e as lendas fazem parte da nossa cultura, da nossa história. Tornaram-se tradição a partir da necessidade de promover às gerações futuras o conhecimento de suas origens naturais e fantásticas, afirma o diretor Marcelo Galdino. As crianças de hoje legislarão o futuro. Cabe a elas gerenciar o mundo virtual e tecnológico sem perder o gosto pelos comportamentos passados, completa o diretor.

Aspectos da montagem

Estantes que se transformam em ambientações dos contos compõem o colorido quarto dos irmãos, num cenário criado com aproximadamente 2.300 livros. Desde as camas até as árvores, tudo remete a muitos livros.

A trilha sonora tem misturas de músicas clássicas e indígenas, retiradas de LPs com canções tribais. A iluminação foi pensada para ser suave e colorida, potencializando a atuação dos atores mirins.

As Mães na Massa participaram na confecção de adereços dos figurinos, criados para serem menos realistas e mais abstratos.

Considero que os personagens que saem dos livros são gravuras, ilustrações que tomam vida. Por isso criei figurinos com cara de desenho e pintura, nada literal, diz a diretora de produção Veridiana Toledo. Neste processo, uma legião de mães fabricou todas as penas de índio, uma a uma, feitas com folhas de revistas, sob a supervisão da produtora.

Para ler: Os Livros que Mudaram Minha Vida

O texto do diretor Marcelo Galdino, escrito para o espetáculo Os Livros que Mudaram Minha Vida, virou um livro homônimo que será lançado pela editora Giostri na estreia do espetáculo, dia 21/5, sábado. Ao final da apresentação da peça, as estrelas mirins participarão de sessão de autógrafos do livro, que terá todo o elenco desenhado pelo ilustrador Arthur Fernandes.

Os Livros que Mudaram Minha Vida
Com grupo “Mães na Massa”
Teatro Jaraguá – Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71 – Bela Vista, São Paulo)
Duração 50 minutos
21/05 até 10/07
Sábado e Domingo – 16h
Recomendação livre
$40
 
Direção: Marcelo Galdino
Texto: Marcelo Galdino
Direção de produção: Veridiana Toledo
Produção executiva: Camila Sartorelli
Cenário: Antônio Saldanha e Marcelo Galdino
Figurino: Veridiana Toledo
Iluminação: Marcelo Galdino
Fotografia: Paula Perrier
Realização: Mães na Massa e Maria Lua Produções Artísticas
Apoio: BMart, BiFilmes, Paula Perrier Photo & Film, Trip Propaganda, Luna de Capri, Sulamericana Fantasias, Planetas Restaurantes
Assessoria de Imprensa: Galeria das Letras
 
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s