BEM-TE-VI

Uma Pomba, que veio do interior, encontra na cidade grande a liberdade para se mostrar como realmente é: um Bem-Te-Vi.

Em parceria com a Bruta Flor Filmes, o Grupo Esparrama traz para a linguagem do vídeo uma das personagens mais carismáticas do espetáculo teatral “Minhoca na Cabeça”, realizado na janela de um apartamento de frente para o Elevado Costa e Silva, em São Paulo.

O Grupo Esparrama

O grupo é formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra. Abriram a janela do apartamento pela primeira vez no dia 17 de novembro de 2013, com um espetáculo criado especialmente para este espaço.

Tinham como objetivo mostrar a sua arte para o público que caminhava pelo Minhocão durante o final de semana, quando este encontra-se fechado para o carros, e é aberto para a população.

Com o passar das primeiras apresentações, o grupo foi atingindo moradores de outros bairros e cidades, que aguardavam ansiosamente a abertura das janelas, para poderem assistir as peças encenadas.

O grupo Esparrama não foi só sucesso de público. A crítica especializada e a imprensa nacional e internacional os premiou com Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, atual Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

 

Contou também com importantes parceiros que ajudaram a viabilizar diferentes ações e temporadas. Em 2014, junto ao programa Rumos Itaú Cultural, o Grupo Esparrama realizou o projeto Janelas do Minhocão e em 2015, foi contemplado na 2ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com o qual passou a fazer experimentos também em vídeo, explorando um novo olhar e uma nova linguagem para a janela.

Durante o projeto Janelas do Minhocão, o Grupo Esparrama criou o espetáculo Minhoca na Cabeça, que extrapolou os limites da janela e literalmente ocupou o Minhocão, chegando a reunir 1200 pessoas em uma única apresentação. Para esse espetáculo o grupo contou com os atores convidados Gabi Zanola e Renato Ribeiro, integrantes da Trupe DuNavô, e Vinicius Ramos.

DA JANELA PARA O YOUTUBE

O espetáculo Minhoca na Cabeça, conta a história de Menina, uma garotinha que chega do interior para morar na capital, e acaba vivendo a contradição entre o medo e a vontade de sair para conhecer a rua. Durante essa jornada, Menina acaba fazendo amigos bem especiais, entre eles, uma Pomba Cantora que por também ter vindo do interior, compartilha dos mesmos anseios que a garota. “Desde a estreia percebemos que a Pomba seria uma das personagens mais carismáticas do espetáculo. O público aplaude efusivamente seus números musicais, não só porque são divertidos, mas porque conseguem tratar de assuntos muito complexos com uma leveza comovente”, comenta Iarlei Rangel, integrante do Grupo Esparrama.

Com um publico participativo, o Grupo Esparrama, desde o seu surgimento, tem em suas redes sociais um ambiente de troca e conversa com seus seguidores, aproximando as pessoas e proporcionando uma vivência para além dos limites de sua janela física. Agora, o grupo se prepara para experimentar uma outra forma de comunicação, através de um canal oficial no youtube, que vem acompanhado de uma serie de novidades.

A primeira delas, é o lançamento do primeiro videoclipe oficial do grupo, chamado BEM-TE-VI, feito em parceria com a produtora Bruta Flor Filmes. A Pomba Cantora, que no espetáculo Minhoca na Cabeça era uma coadjuvante, um dos amigos de Menina, agora se torna protagonista de um grande marco para o Esparrama: esta é a primeira vez que um dos personagens do Minhocão, sai literalmente da janela para a cidade!

Ao acompanhar a trajetória desta pomba, que veio do interior e ao chegar à cidade grande se sentiu segura para se mostrar como realmente é, o videoclipe quer estimular de forma divertida o respeito à diversidade. Mostrar que existem múltiplas possibilidades de sermos diferentes uns dos outros e que, mesmo assim, podermos conviver no coletivo.

Em uma paródia da música Dancing Queen, do grupo ABBA, a Pomba brada aos quatro cantos que agora ela resolveu mudar e se tornou um Bem-te-vi.  Com a mudança de vida, ela não se enquadra mais no padrão de pomba e de forma divertida, vai contando como foi essa transformação. O objetivo é estimular a criança para que ela observe com sensibilidade as diferenças existentes e entenda como pode lidar com elas, despertar nela o sentimento de tolerância.

 “Nesse nosso primeiro vídeo falamos sobre a diversidade, mas sobretudo queremos falar sobre a necessidade de um mundo que saiba conviver com o seu diferente. A tolerância com o outro, que não precisa ser igual a mim, é o que nos permite construir um mundo mais civilizado, mais sensível e mais humano” complementa, Iarlei.

Além de uma gama imensa de convidados muito diferentes, o grupo contou com um time de convidados de peso! Entre eles, a cartunista Laerte, o ator Ailton Graça, a atriz Bete Dorgam, os palhaços Raul Figueiredo e Ronaldo Aguiar dos Doutores da Alegria, Gazi Zanola, Renato Ribeiro e Gis Pereira, da Trupe Dunavô, entre muitos outros membros de coletivos e grupos parceiros.

Depois de esparramar arte pela janela, o grupo agora esparrama pelo youtube e convida a todos para conhecer as novidades que vem por ai!

Siga o grupo Esparrama no facebook e no youtube.

FICHA TÉCNICA
Direção: Bruna Lessa
Roteiro: Grupo Esparrama e Bruta Flor Filmes
Edição e Pós-Produção: Bruna Lessa
Fotografia: Cacá Bernardes
Maquiagem: Júlio Melo
Direção de Arte: Grupo Esparrama
Direção de Produção: Iarlei Rangel
Produção: Grupo Esparrama
Assistência de Produção: Gabi Zanola e Renato Ribeiro (Trupe Dunavô) e Vinícius Ramos
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
Criação e Confecção do Boneco: Jaime Pinheiro
Perucas do Boneco: Iarlei Rangel e Rani Guerra
Manipulação do Boneco: Rani Guerra
Arranjo Musical: Fabrício Zavanela
Letra: Rani Guerra
Participações Especiais:
Adonai Bezerra e sua filha Beatriz Pereira
Ailton Graça
Ana Malafatti Brianez
Bete Dorgam
Bruno César Lopes
Caroline Santos
Cláudio Godoy
Clayton Mogami
Edi Cardoso
Gabi Zanola
Gabriel Morais e seu filho Moreno Morais
Gi Pereira e seu filho Pedro Pereira
Ilde Zanola
Juão Nin
Laerte
Ligia Campos e seu filho Murilo de Campos Brianez
Lucas Bernardo
Maria Venancio Matsumoto
Melvin Santhana
Nair Norie
Nair Real
Natalia Bressan e sua filha Laura Bressan
Omar Matsumoto e seu filho Luiz Tatsuo Venancio Matsumoto
Raul Figueiredo
Renato Ribeiro
Ronaldo Aguiar
Sebástian Curti
Sissy Eiko
Thais Sanches
Tiago de Souza Patinga
Vanessa dos Ouros
Verônica Santos
Vinícius Ramos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s