EU NUNCA

 

Retratar o universo jovem pode ser considerado uma missão bastante peculiar. Com o intuito de aliar diversão e reflexão, a peça “Eu Nunca”, que estreia dia 11 de junho no Teatro da Livraria da Vila, do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, surge com uma linguagem descontraída e com certo peso dramático, através de um conjunto de textos, depoimentos e pesquisas de colaboração coletiva, que abordam temas atemporais discutidos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), estimulando assim o senso crítico de jovens com idade entre 14 e 19 anos.

Tendo como diferencial o modo como se conquista o interesse do jovem diante de certos assuntos e tabus, o espetáculo deixa um ponto de interrogação na cabeça de seu público alvo, abrindo mão de diretrizes fixas, onde o texto não tem como missão criar verdades ou mentiras absolutas, e sim despertar no adolescente alguns questionamentos sobre situações que, em seu dia a dia, podem vir a passar despercebidas.

A dificuldade de fazer esse projeto é justamente pela responsabilidade de ser um espetáculo para o jovem, que é um publico fiel, que ou te ama e idolatra, ou te rejeita, e conseguir tocar o jovem, que normalmente acha que já tem suas opiniões formadas sobre a vida e alguns aspectos, é muito difícil. Por isso que o texto do ‘Eu Nunca’ foi escrito, reescrito, experimentado, reexperimentado, com muitos depoimentos coletados, até que conseguíssemos chegar a um formato que acreditamos que tocará essa platéia segmentada, pois não existe formula certa, a mudança do jovem é constante. Eu sempre acreditei que o artista tem um poder social muito grande e neste momento espero conseguir atingi-lo com o espetáculo, de modo que a comunicação seja clara, pois se trata do nosso futuro, nós somos a satisfação do amanhã, explica o ator, produtor e diretor Júlio Oliveira.

Após um intenso processo de criação do texto, a fim de proporcionar uma melhor conexão entre o público e a plateia, o espetáculo, que faz referência a um jogo popular homônimo, que revela fatos interessantes e muitas vezes desconhecidos sobre os envolvidos, aposta em uma ação interna a partir das lembranças, reflexões e críticas de Téo (Júlio Oliveira), David (Ghilherme Lobo) e Duda (Gabriela Gama), três jovens de vidas extremamente opostas, convivendo e dividindo suas intimidades até o limite do suportável. A trama, que gira em torno da intensidade dos relacionamentos, esbarra ainda em assuntos como a sexualidade, independência financeira, dependência química, descoberta profissional e afetividade.

3b371e4e-9d42-47eb-9252-6d30f644bea9

Com um texto que surpreende a cada cena, construído de forma moderna, descolada, intensa e extremamente realista, a produção traz à tona as questões mais emergentes da juventude, quebra os clichês e apresenta novos desfechos com os quais estamos condicionados no dia a dia. Em cena, os “contos de fadas” são desconstruídos, de modo que o adolescente possa repensar o lugar em que se encontra atualmente, quando nunca se precisou tanto refletir sobre as escolhas de futuro como agora – escolhas estas que podem levá-lo aos mais desconhecidos e temidos questionamentos.

Assumindo o gênero drama adolescente, com leve toque de bom humor e sarcasmo, a peça “Eu Nunca” é ao mesmo tempo a narrativa da vida de indivíduos que buscam se encontrar em um retrato dos principais problemas que afetam a juventude, propondo assim que o jovem olhe para si mesmo e se sinta mais preparado para enfrentar os desafios da vida, criando uma positiva conexão com uma rede de conteúdo e entretenimento.

Com dramaturgia de criação coletiva, direção de Júlio Oliveira, que assina também a produção ao lado de Ricco Antony, a assistência de direção de Ingrid Mantovan, e de produção de Gabriela Gama, o espetáculo “Eu Nunca” estréia em curta temporada que vai de 11 de junho a 31 de julho, sábados às 20h e domingos às 18h, no teatro da Livraria da Vila, localizado no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Após o espetáculo, o elenco recebe a platéia para uma extensão da conversa, onde se colocam a disposição para um breve bate-papo sobre os temas abordados e suas colocações em questão.

Eu Nunca
Com Gabriela Gama, Ghilherme Lobo, Júlio Oliveira e Felipe Gaia (Cover de David)
Livraria da Vila – Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 – Consolação, São Paulo)
Duração 70 minutos (+15 minutos pós espetáculo)
11/06 até 31/07
Sábado – 20h; Domingo – 18h
Recomendação 14 anos
$50
 
Direção: Júlio Oliveira
Assistente de Direção: Ingrid Mantovan
Dramaturgia: Criação Coletiva
Fotografia: Marcelo Auge
Produção: Ricco Antony e Júlio Oliveira
Assistente de Produção: Gabriela Gama
Assessoria de imprensa: Grazy Pisacane | InterArte
(Foto cabeças – Carol Schievenin / Foto sofá – Marcelo Auge)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s