OS DEZ MANDAMENTOS, O MUSICAL

Com dramaturgia de Emilio Boechat, direção e coreografia de Fernanda Chamma, codireção deDaniela Stirbulov, letras, música, arranjos e direção musical de Wladimir Pinheiro, a história se passa em Pi- Ramsés, no Egito, aproximadamente em 1300 a.C., quando o poderoso Faraó Seti decreta a morte de todos os bebês israelitas do sexo masculino. Muitos recém-nascidos são jogados no rio Nilo, mas um deles é salvo por sua mãe, que o coloca num cesto de junco, confiando que Deus o levará para um lugar seguro.  O cesto é encontrado pela filha de Seti, que tem compaixão pela criança e a salva do decreto de seu pai. Moisés é criado como um príncipe egípcio ao lado de seu tio-irmão, Ramsés.

Já adulto Moisés descobre a verdade sobre sua origem e se envolve com o sofrimento de seu povo, caindo em desgraça com o faraó. Condenado a morte ele é obrigado a fugir e vai para a terra de Midiã, onde se casa com a bela Zípora.

Moisés recebe o chamado de Deus que o manda voltar para o Egito para libertar seu povo da escravidão. É lá que Moisés reencontra sua família hebreia e enfrenta aquele que um dia foi como um irmão e que agora se tornará seu pior inimigo: Ramsés, o novo Rei.

Após ter sua terra assolada pelas Dez Pragas e seu primogênito morto, Ramsés permite que o povo finalmente saia do Egito. Arrependido, resolve ir atrás de Moisés no deserto, o que resulta num dos mais grandiosos momentos do Antigo Testamento: a abertura do Mar Vermelho, onde Deus dá passagem aos hebreus.

Com uma equipe gabaritada em grandes produções, o espetáculo traz atores experientes do teatro musical como Julio Mancini, Thiago Machado, Tassia Cabanas, Bruna Pazinato, Ivan Parente e Tony Germano, entre outros.

A montagem de Os Dez Mandamentos é a primeira produção de teatro musical brasileira grandiosa ligada ao tema bíblico e conta com mais de 25 pessoas no palco. Um emocionante musical para toda a família que vai proporcionar ao público uma verdadeira viagem no tempo através de cenas com efeitos surpreendentes.

Emilio Boechat foi um dos roteiristas da novela e participou da equipe que fez a versão para o cinema. “Os episódios bíblicos são histórias incríveis, podem virar musicais perfeitos. O fato de eu ter estudado a Bíblia para escrever a novela e ter ajudado no corte para o filme me ajudaram muito nessa adaptação para o teatro musical. O foco está na história de Moisés e não há nenhuma trama paralela.”, afirma o autor. No espetáculo, As Dez Pragas foram editadas em um só número musical que usa a tecnologia para inusitados efeitos interativos com a plateia. O vídeo cenário, sob direção de Richard Luiz, conta com uma tela de LED de altíssima resolução de 13×4,5m de altura, responsável por impactantes efeitos tecnológicos, como a tão esperada abertura do Mar Vermelho.

O musical é dinâmico, com cenas curtas e uma linguagem diferente da que vemos em outros espetáculos do gênero. Responsável pela direção e coreografia, Fernanda Chamma revela que é um processo com total liberdade de criação. “Há um casamento entre coreografar e dirigir, porque um complementa o outro. As coreografias dão lugar às marcas de corpo, situações cênicas com desenhos coreográficos.”, comenta. “Estamos desenhando um teatro musical diferente, dinâmico, assumindo situações, proporcionando uma inusitada interação com a plateia, pois o que acontece no palco se esparrama pelo teatro”, completa.

Orquestradas, as músicas inéditas estão à altura dessa história milenar, clássica e universal, reforçadas pelo efeito surround 5.1. O diretor musical Wladimir Pinheiro também assina as letras e os arranjos das 25 canções do espetáculo. “Eu já conhecia bem o texto bíblico, mas procurei me aprofundar ainda mais nos detalhes. Isso me ajudou a traçar o perfil musical de cada personagem. Para criar um musical original, o mais importante é entender o que vai ser contado em forma de música. Para que no fim, as composições possam dar sequência ao texto e vice versa. A ideia é que a música também possa fazer a história avançar”, afirma. Destaque para os figurinos e caracterização de época de Eliana Liu, que apresentam duas linguagens opostas, o rústico dos hebreus, através de seus tecidos e texturas e a riqueza egípcia, com seu brilho e pedras preciosas.

Os Dez Mandamentos, o Musical
Com Julio Mancini, Thiago Machado, Thiago Lemmos, Max Grácio, Tony Germano, Ivan Parente, Arthur Berges, Danilo Coelho, Everton Granado, Willian Sancar, Marcos Lanza, Giovana Zotti, Raquel Paulin, Tassia Cabanas, Bruna Pazinato, Ana Araújo, Thay Bergamin, Larissa Andrade, Mari Saraiva, Carla Vasquez, Brenda Nadler, Lucas Righi, Vic Leite, Helena Lazarini, Paulo Marques, Eric Augustus, Laisa Forquim
Teatro Procópio Ferreira (Rua Augusta, 2.823 – Jardins, São Paulo)
Duração 120 minutos
17/06 até 02/10
Quinta e Sexta – 21h; Sábado – 18h e 21h; Domingo – 16h e 19h
$90/$150
Recomendação livre
Duração: 120 minutos
Dramaturgia Emilio Boechat
Direção e Coreografia Fernanda Chamma
Codireção Daniela Stirbulov
Letras, Música, Arranjos e Direção Musical Wladimir Pinheiro
Banda: Maristela Neves (Pianista Regente), Davi Ayres (Baterista),
Álvaro Braga (Trompista), Eduardo Brasil (Baixista), Michel Machado (Trompetista), Thais Duarte (Violoncelista), Carol Duarte (Violinista)
Direção de Conteúdo Cristiane Cardoso
Produtores Associados Antonio Guerreiro e Sandro Chaim
Produção Geral Sandro Chaim
Direção de Vídeo Cenário Richard Luiz
Cenografia Marcio Vinicius
Figurino e Adereços Eliana Liu
Visagismo Jadilson Cruz
Postiçaria Adriana Almeida
Perucaria Aline Milesi
Iluminação Paulo Cesar Medeiros
Designer de Som Tocko Michelazzo
Arranjos Vocais e Preparação Vocal Marcello Sader
Coordenação de Produção Record Bia Cioffi e Josmar Bueno Jr.
Diretora Executiva Marinês Chaim
Direção de Produção Giba Ka
Gerente de Produção Monique Persike
Gerente Artístico Beto Marden
Produção Executiva Edgar Jordão
Produtora Assistente Marilia DiDio
Realização: Record e Chaim Produções
Assessoria de Imprensa Morente Forte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s