PERFIL: GUSTAVO VIERLING

O ator e produtor Gustavo Vierling dá hoje um novo passo na sua carreira. Nesta quarta feira, 15 de junho, estreia o seu mais novo trabalho – “Mente Mentira” (texto de Sam Shepard), às 21 horas, no Espaço Parlapatões.

Se já não bastasse a emoção da estrear uma nova peça, a data também marca o início das atividades da sua produtora teatral, a Vierling Produções.

12063850_10153460680400073_5374070133126635291_nEste paulista, 30 anos,  natural de São Bernardo, sempre teve o teatro muito presente na sua vida. A paixão começou com as peças infantis que a escola o levava e com as brincadeiras de teatro com seus amigos na sua casa. Gustavo se recorda que ainda na infância, era fã dos Power Rangers, e criou o seu personagem, com direito a revista em quadrinhos e um filme, que o pai gravou durante um final de semana – “Super Gustavo na Arca de Noé“.  O tino de produtor desabrochou nesta época – ele fez sessões do filme para os amigos assistirem, cobrando ingresso.

Mas com o passar dos anos, a vida caminhou para outro lado. Durante sua adolescência, deixou de lado o teatro e foi ter uma “vida normal”.  Terminou o colégio e na hora de fazer a faculdade, não fez uma só, formou-se em três: Direito, Educação Física e Recursos Humanos.

Mas não era isso que o completava. Gustavo teve então coragem de jogar tudo para o alto e correr atrás do seu sonho. Matriculou-se em 2011 na Escola de Atores Wolf Maya e resolveu-se profissionalizar. Durante o curso, arrumou um tempo para ir para Nova York, em 2012, estudar na New York Film Academy.

O seu primeiro trabalho profissional foi “Tarzan, o Musical“, de direção de Alexandre Biondi; e emendou com “A Pequena Sereia“, também do mesmo diretor. Até que entrou na Companhia dos Reis, uma companhia teatral criada por seus amigos dos tempos de Wolf Maya: Ivo Ueter, Filipe Bertini e Fernando Maia.

image3.JPG

“O Despertar da Primavera”

Na Companhia dos Reis, participou da primeira produção da companhia, a montagem do espetáculo de Maria Clara Machado, “Pluft, o Fantasminha“. Foi nesta mesma época, que seu amigo, Thiago Mantovani entrou na companhia. A segunda montagem foi o musical “O Despertar da Primavera” (de Frank Wedekind).

Neste meio tempo, Gustavo e Thiago resolveram tirar da gaveta um projeto que ambos tinham logo depois que se formaram no ‘Wolf Maya’. Era o primeiro texto de ambos: “Querido Amigo“.

O texto foi escrito a partir de pesquisas, conversas com amigos e de coisas que gostamos de assistir, surgiu a ideia desse texto. Foi tudo muito intenso e rápido. Em dois meses tínhamos o texto pronto e registrado. Mas para vê-lo montado,  entraram com um projeto no site de financiamento coletivo, Partio, para conseguirem arrecadar a quantia necessária para a produção. Demorou 60 dias para conseguirem captar o recurso inicial.

13091978_1017510848338433_1296728976390499010_n

Fernando Maia, Thiago Mantovani, Gustavo Vierling e Filipe Bertini – “Querido Amigo”

A primeira montagem foi no dia 10 de dezembro de 2015, em uma sessão voltada aos amigos, familiares e apoiadores. E no dia 03 de março deste ano, começou a temporada regular de “Querido Amigo“, primeiramente no Teatro Commune e depois, no Espaço Parlapatões.

Gustavo lembra que ver a história de Bernardo e Cristiano (interpretados por ele e por Thiago), os personagens da peça, no palco foi “surreal, muito emocionante. Até hoje eu fico emocionado quando penso sobre tudo isso, e a reação do público sempre é incrível e bem positiva. Durante nossa temporada já conheci vários Bernardos (risos)“.

13335749_612671218890154_5129081524823070652_n

Mas Gustavo tinha outro projeto/sonho em gestação – queria montar o clássico do escritor Sam Shepard, “Mente Mentira“. Seu primeiro contato com o texto foi em 2012, quando ainda estava estudando no ‘Wolf Maya’. Ele teve que se apresentar para uma banca examinadora da escola, e decidiu montar uma cena da peça. Foi quando prometeu que ainda montaria o texto inteiro no palco.

image4

Gustavo e sra. Antonia Maria Vierling

O projeto começou sair do papel ano passado quando resolveu ir atrás dos direitos. Mas foi no mesmo tempo que sua mãe, Antonia Maria Vierling, e sua maior incentivadora, descobriu que estava com um câncer no pâncreas. Ela não se esmoreceu. Ainda ajudou-o financeiramente para colocar o projeto em pé. Como Gustavo diz, acabou sendo o último presente em vida dela.

Para montar o texto, Gustavo resolveu criar a Vierling Produçõesuma produtora pra projetos paralelos, pra quando eu fizer coisas mais experimentais, realizar sonhos individuais, não de grupo.

Através da indicação da amiga e atriz, Renata Rossini, ele conheceu o ator Mateus Monteiro, de quem já era fã nos palcos. Apresentou o projeto e resolveu convidá-lo para dirigir. Mateus aceitou a participar do projeto e fazer a sua primeira direção. Para Gustavo, “o processo foi puxado, cresci e aprendi muito como ator e ser humano“.
13407217_1731948653755296_4974933257534543512_n
A escolha do elenco também foi fundamental. Dividem o palco com ele os atores Daniel Costa, Fafá Rennó, Gutto Szuster, Larissa Ferrara, Lucas Romano, Rafaela Cassol e Vivian BertoccoAgradeço todos os dias por ter a oportunidade de trabalhar ao lado de atores tão dispostos, que propõem, que são generosos e parceiros. Eu aprendo toda hora, diz Gustavo.
E hoje nasce mais um sonho. “Mente Mentira” estreia no Espaço Parlapatões, com sessões às quartas e quintas, às 21 horas, para uma temporada até o dia 21 de julho. A montagem é dedicada a sua mãe e fã número um.
Nós, do Opinião de Peso, desejamos todo sucesso para esta nova etapa de sua vida!
(crédito fotos – acervo pessoal, Companhia dos Reis e Leekyung Kim)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s