PRÊMIO BRASIL FOTOGRAFIA 2015

O Espaço Cultural Porto Seguro recebe a exposição Prêmio Brasil Fotografia 2015. A mostra, que esse ano contempla fotografia e instalações multimeios, entrou em cartaz no dia 15 de junho, quarta-feira, com visitação gratuita.

Com curadoria geral de Cildo Oliveira, o prêmio está em sua 14ª edição e é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. É a primeira vez que os trabalhos serão expostos no novo Espaço Cultural Porto Seguro, inaugurado em janeiro de 2016. São 15 artistas apresentando seus trabalhos, divididos em 83 obras sobre fotografias e 6 instalações multimeios.

Para Fabio Luchetti, presidente da Porto Seguro, investir em cultura faz parte da vocação da empresa. “Ao promover um prêmio nacional de fotografia, fomentamos a cultura, a circulação da produção fotográfica brasileira e temos a possibilidade de compartilhar esse acervo com as pessoas.

As imagens expostas são potentes, representativas e transmitem as mais variadas informações. O visitante poderá ver propostas que passam pela tradição, com rigorosidade formal, até a atualização do olhar documental, com coleção de fragmentos do cotidiano, situações mais íntimas e resolvidas em âmbito pessoal.

Nesta edição do prêmio houve um recorte da produção dos dias atuais. Foram abordados os mais diversos enfoques, ressaltando: a cidadania, a questão de gênero, raça, condição socioeconômica e a urbanidade”, comenta o curador geral do prêmio, Cildo Oliveira.

Para Ângela Barbour, diretora executiva do Espaço Cultural Porto Seguro, esses 14 anos consolidaram-no como o principal prêmio de fotografia do Brasil. “Esta edição marca uma nova fase, com uma mostra mais robusta e referenda o desejo da Porto Seguro de ter o evento em seu Espaço Cultural. Estamos preparando uma ação educativa especial, com roteiros dedicados, muitas oficinas e ateliês para que o visitante possa experimentar técnicas e estudos relativos às diversas linguagens que conversam com a fotografia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O prêmio contou com cerca de 1.500 inscritos. Do total, 796 participantes das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste foram habilitados para participar nas categorias: Ensaio Impresso, Ensaio Multimeios, Bolsa e Revelação.

Os participantes da categoria Ensaio Impresso apresentam trabalhos com linguagem de cunho autoral, em imagens impressas; já a categoria Ensaio Multimeios apresenta a fotografia com diferentes técnicas, linguagens e narrativas como vídeos, projeções e instalações. O Prêmio Especial foi dado ao conjunto da obra do autor e os projetos de pesquisa experimentais foram contemplados na Bolsa Desenvolvimento, com o foco na premiação de um trabalho inédito, de relevância social e cultural, ainda não viabilizado, de maneira a desenvolver uma reflexão sobre arte hoje, privilegiando as questões dos possíveis limites das narrativas contemporâneas e suas intersecções em um território transdisciplinar.

Durante esses 14 anos, já foram premiados mais de 200 fotógrafos, entre eles: Miguel Rio Branco, Rosangela Rennó, J. R. Ripper, Claudio Edinger, Thomaz Farkas, Boris Kossoy, Claudia Andujar. Já se inscreveram, desde 2001, mais de 50 mil pessoas.

O Espaço Cultural Porto Seguro é parte do Complexo Cultural Porto Seguro, que abriga, em um mesmo quarteirão, o Teatro Porto Seguro, o Gemma Café e o Gemma Restaurante.

Os vencedores da edição

Prêmio Brasil Fotografia Especial – Evandro Teixeira (Rio de Janeiro).

Prêmio Brasil Fotografia Ensaio Impresso – Luiz Baltar (Rio de Janeiro).

Prêmio Brasil Fotografia Ensaio Multimeios – Marlos Bakker (São Paulo).

Prêmio Brasil Fotografia Bolsa de Desenvolvimento de Pesquisa – Leo Caobelli (Rio Grande do Sul) e Dirceu Maués (Minas Gerais).

Prêmio Brasil Fotografia Revelação – Leticia Ranzani (São Paulo).

Menção Honrosa Ensaio Multimeios – Thelma Vilas Boas (Rio de Janeiro) e Ricardo de Abreu Neves (Rio Grande do Sul).

Menção Honrosa Ensaio Impresso – Bárbara Wagner (Distrito Federal), Diego Lajst (São Paulo), Edu Simões (São Paulo) e Ligia Jardim (São Paulo).

 

Exposição do Prêmio Brasil Fotografia 2015
Espaço Cultural Porto Seguro (Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos. São Paulo)
15/06 até 14/08
Terça a Sábado – 10h às 19h; Domingo – 10h às 17h
Entrada gratuita
Recomendação livre
 
Reservas de ingresso: Ingresso Rápido pelo site e aplicativo, com agendamento de horário, e na bilheteria no local.
 
Visitas mediadas: de terça a sábado das 10h às 18h. Domingos, das 10h às 16h.
Agendamento: educativo@espacoculturalportoseguro.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s