RAINHA DOS RAIOS

O Theatro NET São Paulo, na Vila Olímpia, recebe Alice Caymmi dia 8 de julho,sexta-feira, às 21h.

A origem de Rainha dos Raios, segundo álbum de Alice Caymmi – expoente da terceira geração da família Caymmi – começa no encontro da artista com Strausz, músico carioca ligado ao universo dos beats eletrônicos. Com Strausz, Alice apresentou em junho de 2013 uma releitura de Iansã, repaginando a parceria de Caetano Veloso e Gilberto Gil lançada em 1972 na voz de Maria Bethânia.

O disco feito no Brasil por Alice com Strausz e masterizado na Alemanha abre caminhos no mercado com o selo da produtora Joia Moderna. O diretor artístico da empresa, Dj Zé Pedro, acompanha os passos da neta de Dorival Caymmi desde o lançamento do trabalho, em setembro de 2014.

Alice “surgiu” em 2012 primeiro como participação especial em show de sua tia, Nana Caymmi, e posteriormente como cantora e compositora de um disco autoral – Alice Caymmi, editado através de parceria da Kuarup com a Sony Music. A artista se movimenta com segurança em cena. Filmou clipes, lançou gravações na web e foi marcando os passos na indústria fonográfica. Enquanto criava o segundo álbum, carnavalizou o repertório do avô no centenário do show tropicalista Dorivália. A nova roupagem do trabalho foi sucesso cult da temporada verão-outono de 2014.

Com o músico Strausz, Alice apresenta em Rainha dos Raios nove regravações e mergulha na adaptação de criações alheias. Sua personalidade forte já chamou a atenção até da islandesa Björk, que manifestou publicamente em rede social o encantamento pela abordagem de sua Unravel (Björk e Guy Sigsworth) no primeiro álbum de Alice Caymmi.

Também é destaque no disco Rainha dos Raios a regravação de Homem (Caetano Veloso), em que os arranjos têm sons de êxtase, risos sarcásticos, gemidos femininos e orgasmos múltiplos. Caetano tem outras regravações no disco. Além de Iansã e Homem, Jasper também aparece sob melodia mais eletrônica. Jasper é fruto da parceria de Caetano com o guitarrista produtor Arto Lindsay e o tecladista Peter Sheerer, integrantes da banda Ambitious Lovers, com os quais o baiano se conectou em 1989 para elaboração do álbumEstrangeiro.

Há ainda regravações de MC Marcinho, Maysa, Lilian Knapp (a cantora da dupla jovem-guardista Leno & Lilian), Tono e da própria Alice, que em parceria com o hitmaker Michael Sullivan criou Meu recado. Michael também é responsável pelo single Como Vês, destaque da série Felizes Para Sempre?, exibida pela Rede Globo em 2015. A capa do disco foi criada por Filipe Catto a partir de foto de Daryan Dornelles.

 

Rainha dos Raios
Com Alice Caymmi
Theatro NET São Paulo – Shopping Vila Olímpia (Rua Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo)
Duração 90 minutos
08/07
Sexta – 21h
$80/$120
Classificação 16 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s