MAMÃE

O Sesc Pinheiros recebe o espetáculo Mamãe, com texto e atuação de Álamo Facó e codireção de César Augusto. A peça estreia em São Paulo, após temporada de sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro, em 7 de julho, quinta-feira, às 20h30, seguindo em temporada até 6 de agosto, sempre de quinta-feira a sábado, às 20h30, no Auditório (3º andar).

image002 (1)Depois da arquiteta Marpe Facó receber o diagnóstico de um tumor cerebral, em 2010, Álamo Facó vivenciou 100 dias de uma verdadeira jornada emocional. Sempre ao seu lado, o ator e dramaturgo acompanhou em detalhes o tratamento, a luta e o dia a dia de sua mãe. Após seu falecimento, Álamo mergulhou em um processo de criação que chamou de A Síntese do Relevante, do qual nasceu o texto do espetáculo.

Não se atendo a uma realidade documental, a montagem dá voz à personagem Marta, que, perdendo suas faculdades, começa a expandir sua consciência a limites inesperados. Eu sou o cérebro dela. Aqui a dramaturgia é usada como limite, afirma o artista. Tal condição, porém, não faz com que Mamãe carregue o drama exacerbado das histórias com essa temática, nem tampouco que sua estética traga os tons pastéis de um hospital. Influenciado por artistas como Sophie Calle, Lygia Clark e Bruce Nauman, a peça recria a despedida mesclando teatro e performance, harmonizando as esferas particular e privada do acontecimento e dando as nuances  de uma história real sem sentimentalismos.

Segundo monólogo de carreira de Álamo Facó (o primeiro foi Talvez, também com direção de César Augusto), Mamãe foi construído em parceria entre o ator e pessoas pelas quais ele cultiva respeito e admiração. Estou envolvido em todos os âmbitos da peça, a dirijo, mas, ao mesmo tempo, convido o César Augusto, que é um artista que eu admiro muito, para dirigir comigo. Com a Bia Junqueira, que é uma artista plástica completa, em quem confio, a mesma coisa: chamo para criar uma instalação/cenário. Isso se estende ao figurino, iluminação, som, tudo!, revela.

Mamãe-Foto-André-Maceira

Mamãe
Com Álamo Facó
SESC Pinheiros – Auditório 3º andar (Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo)
Duração 70 minutos
07/07 até 06/08
Quinta, Sexta e Sábado – 20h30
$25 / $7,50 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).
Classificação 14 anos
 
Texto e atuação: Álamo Facó
Direção: Álamo Facó e Cesar Augusto
Produção Executiva: Laís Sampaio
Direção de movimento: Luciana Brites
Direção Musical: Rodrigo Marçal
Cenário: Bia Junqueira
Luz: Felipe Lourenço
Trilha Sonora: Álamo Facó e Rodrigo Marçal
Direção Musical do Performer: Lan Lanh
Figurino: Ticiana Passos
Preparação Vocal: Sonia Dumont
Foto cartaz: Julio Andrade 
Fotos de cena: André Maceira 
Projeto gráfico: Mary Paz
Produção SP: Inclinações Musicais e Álamo Facó
Colaboração Artística: Dandara Guerra, Fernando Eiras, Enrique Diaz, Bel Garcia, Remo Trajano, Julio Andrade, Tamara Barreto, Lidoka Martuscelli, Andrucha Waddington, Lully Villar, Marina Viana, Victor Garcia Peralta, Cristina Flores e Renato Linhares.
Assessoria de Imprensa: Ofício das Letras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s