A FESTA DE ABIGAIU

A Festa de Abigaiu” estreou em 2007  no  11º Festival da Cultura Inglesa e venceu a competição, na categoria teatro adulto. Com grandes atores, mas sem nomes conhecidos no elenco,  e sendo a primeiro trabalho no teatro de um diretor originário do cinema, o espetáculo surpreendeu ao conquistar, de forma espontânea, a crítica e o público.

Esta montagem foi o trabalho mais radical que eu fiz como diretor, junto com a peça Êxtase, sem concessões nenhumas ao teatro  “convencional ” ou comercial e, paradoxalmente, A FESTA DE ABIGAIU foi um sucesso enorme de público, sem patrocínio, sem atores famosos, o que prova que, em geral, somos nós da classe artística que subestimamos o público  brasileiro“, fala o diretor Mauro Baptista Vedia sobre o trabalho.

Comemorando os 10 anos do início desta premiada produção, A FESTA DE ABIGAIU volta em cartaz no dia 6 de agosto,  no Teatro Jaraguá, com mesmo diretor. Voltam a cena também o elenco principal: Ana Andreatta, Eduardo Estrela, Ester laccava, Fernanda Couto e  Kiko Vianello. Laccava foi indicada ao Prêmio Shell 2007 de melhor atriz pelo papel de Beverly. Este Projeto foi viabilizado através do Programa de Ação Cultural – ProACICMS , lei de incentivo estadual. O patrocínio desta temporada é do Aché Laboratórios Farmacêuticos  e conta com o Apoio da Vivara, Madis e Branco Peres.

Abigaiu é um ponto feliz da história deste grupo de atores que se conheceu  nas aulas da EAD (USP) no início dos anos 90  e que continua vivendo e acreditando no teatro”, fala Fernanda Couto, que assina esta  produção ao lado de Laccava , Carlos Mamberti e Kiko Vianello.

A FESTA DE ABIGAIU é um texto do inglês Mike Leigh de 1977, criado, como as outras obras do cineasta, num longo processo de ensaios. Leigh é autor de peças como Vera Drake e Segredos e Mentiras. Com toques de humor ácido, a peça critica a cultura pop de massa e o consumismo. O espetáculo segue a linha de dramaturgia realista e popular, optando pelos pequenos dramas do cotidiano de pessoas comuns.

O jogo da interação entre os atores está no texto, interpretação e na direção, que utilizou uma abordagem polifónica com diversos registros de interpretação. “Os silêncios, as pausas e o ritmo geral são tão importantes quanto o texto. Um elenco de atores que se completam instintivamente em cena certamente contribuiu para o sucesso  da montagem” fala Ester Laccava, que também traduziu o texto, ao lado de Élcio Hardt.

image004

A FESTA DE ABIGAIU  se passa  em Londres, em  1977. O casal Beverly (Ester Laccava) e Lawrence (Eduardo Estrela) recebem a visita de Angela (Ana Andreatta), Tony (Kiko Vianello) e Susan (Fernanda Couto). Enquanto tomam um drinque, os cinco adultos revelam angústias e conflitos da classe média britânica.

Com toques de humor negro,  a peça combina reflexão com diversão ao fazer uma observação sobre hábitos e costumes da sociedade contemporânea.

A reestreia da peça marca um retorno de antigas parcerias muito frutíferas no teatro e no cinema. O processo de ensaios e a estreia serão filmados pelo diretor num novo projeto de longa documentário.

A Festa de Abigaiu
Com Ana Andreatta, Eduardo Estrela, Ester Laccava, Fernanda Couto e Kiko Vianello.
Teatro Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71- Bela Vista, São Paulo)
Duração 100 minutos
06/08 até 27/11
Sexta – 21h30; Sábado – 21h; Domingo – 19h
$50
Classificação
 
De: Mike Leigh
Tradução: Ester Laccava e Élcio Hardt
Direção: Mauro Baptista Vedia
Idealização do projeto: Mauro Baptista Vedia e Ester Laccava.
Assistente de Direção: Marcos Loureiro
Assistente de Direção na primeira montagem: Platão Capurro Filho e André Carvalho
Cenário: Álvaro Razuk
Fotos Cenário :Cláudia Jaguaribe
Cenotécnico: Nilton Araújo
Figurino: Maite Chasseraux
Identidade Visual: Márcio Araújo
Produção e Design Gráfico: Estúdio Bogari
Iluminação: Marcelo Montenegro
Trilha: Mauro Baptista Vedia
Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Fotografia: João Caldas
Operador de som: Monique Salustiano
Operador de luz: Hugo Peake
Contra Regra: Paulo Travassos
Camareira: Silvia Lopes
Assistente Financeiro: Cris Domingos
Coordenação Financeira: Cleo Chaves
Produção Executiva: Daniel Palmeira
Direção de Produção: Carlos Mamberti
Patrocínio: Aché Laboratórios Farmacêuticos
Apoio: Vivara, Madis e Branco Peres
Este Projeto foi viabilizado através do Programa de Ação Cultural –
ProAC – ICMS , lei de incentivo estadual.
Realização: CD4 produções
Lacava Produções
Geradora Teatral

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s