CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS

Acontece de 06 a 20 de agosto, a X edição do Circuito de Teatro em Português. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal, e todas as suas apresentações são gratuitas. É uma oportunidade de você conhecer um pouco da produção teatral de oito países lusófonos (aqueles cujo idioma oficial é o Português) – Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Moçambique.

As apresentações acontecem em São Paulo (Memorial da América Latina, Teatro Sérgio Cardoso e CEU Meninos); além do ABC e de cidades do litoral e do interior do estado de São Paulo.

Veja toda a programação no site do evento.

Histórico

O Circuito de Teatro em Português foi criado em 2003 com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste. Através do teatro, buscamos o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento das diferenças e semelhanças culturais entre os países onde se fala a língua portuguesa.

Em 2016, o Circuito celebra a sua 10ª edição, marcada pelo alargamento das nossas fronteiras disciplinares para além do teatro e da língua portuguesa. Esta edição é ocasião para comemorar uma década de colaborações e parcerias que, com esforço, persistência e carinho, tornaram o projeto possível ano após ano.
A festa do Circuito inaugura também um novo rumo para o projeto com atividades ligadas à dança, artes visuais e literatura, incluindo os artistas que se expressam em línguas nacionais e regionais dos países lusófonos (as línguas-“mãe”).
As várias línguas-mãe, determinantes para a formação e expressão de culturas tão distintas entre estes países, estarão parcialmente presentes em alguns dos espetáculos da programação. Procuramos assim aprofundar o nosso conhecimento sobre formas de expressão e sentir nos países de língua oficial portuguesa.
Por fim, oferecemos esta edição do Circuito de Teatro em Português à grande atriz e produtora luso-brasileira Ruth Escobar: a mãe dos festivais e do intercâmbio teatral no Brasil e organizadora do primeiro festival internacional de teatro em São Paulo – o Festival Internacional de Artes Cênicas de São Paulo.
O evento é desenvolvido pelo Grupo Dragão 7, que desenvolve há 28 anos um trabalho de formação e informação no teatro Paulista, realizando espetáculos, oficinas e workshops. Sua estrutura é composta de atores profissionais, que têm participado de importantes projetos de teatro nacional e internacional, cinema, televisão e dublagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s