O DESPERTAR DA PRIMAVERA

O espetáculo “O Despertar da Primavera”, da Cia. Sentidos de Teatro, estreia em 20 de agosto de 2016 no Teatro Paiol Cultural. A peça ficará em cartaz aos sábados, às 19h30, em curta temporada, até dia 10 de setembro.

Um dos espetáculos mais aclamados de todos os tempos do teatro, “O Despertar da Primavera” foi escrito em 1891 por Frank Wedekind, autor e ator teatral e romancista que foi precursor do movimento expressionista. Considerado um gênio do teatro, Wedekind transforma sua literatura em um território sem leis pré-estabelecidas; ele apresenta desafios para a moralidade e as crenças; e muitas de suas peças apresentam cenas brutais – apresentam uma versão de uma vida ampliada, ilusória, mas reconhecível, conseguindo assim captar seu poder e beleza.

Na releitura da Cia. Sentidos, o espetáculo ganha uma estética singela, que combina elementos do expressionismo com uma trilha sonora rock n’ roll, que mistura canto e dança. O espetáculo é contado por 17 atores, que encenam, dançam e cantam, e por uma banda de cinco músicos, que realizam a música do espetáculo ao vivo.

casal.png

 

SINOPSE

“O Despertar da Primavera” descortina a sociedade da Alemanha no final do século XIX; uma sociedade profundamente enraizada em conceitos e moralidades patriarcais e religiosos. Optando por adotar o ponto de vista das crianças, trata do desabrochar da sexualidade e do fim da inocência da infância. Melchior Gabor é um jovem brilhante e rebelde, que ousa questionar os dogmas vigentes; enquanto que Wendla Bergman é uma menina criada por uma mãe com rígidos princípios morais e religiosos. O encontro dos dois irá provocar a explosão do desejo, da vontade de conhecer o sexo e o amor.

A história deles é acompanhada por outros jovens, como o oprimido e trágico Moritz, melhor amigo de Melchior, ou a bela Ilse, jovem errante que ousou aventurar-se pelo mundo e usufruir da liberdade. Todos eles têm que enfrentar o peso da repressão e do conservadorismo, nos mais diversos estágios da sociedade. Questões como abuso sexual, violência doméstica, gravidez na adolescência, prostituição, suicídio e homossexualidade, entre outros, vêm à tona na vida desses jovens.

Site: www.ciasentidos.com.br

O Despertar da Primavera
Com Jéssica Benite, Diego Santos, Marcelo Cazzelato, Angelo Favero, Larissa Medina, Lucas Furlan, Kevin Pacco, Danielle Carvalho, Giselli Trukiti, Leilane Bertunes, Polyana Porfírio, Rodrigo Odone, Mayumi Honda, Maciel Ferreira, Peter Macuzaya, Rita Mirone e Larissa Leão (swing).
Banda: Dario Ricco, Fabrício Sampaio, Felipe Grazia e Hiago Guirra. Músico swing: Marco De Laet.
Teatro Paiol Cultural (R. Amaral Gurgel, 164 – Vila Buarque, São Paulo)
Duração 120 minutos
20/08 até 10/09
Sábado – 19h30
$40
Classificação 16 anos.
 
Um espetáculo da Cia. Sentidos de Teatro.
Adaptado da obra original de Frank Wedekind.
Texto adaptado por Angelo Favero.
Direção Cênica: Angelo Favero.
Direção Musical de voz: Mayumi Honda.
Direção Musical de banda: Marco De Laet.
Direção de Atores: Rodrigo Odone.
Coreografias: Wellington Al.
Produtor Associado: Gustavo Dittrichi.
Sonorização / Operador de Som: Marco De Laet.
Iluminação / Operador de Luz: Gustavo Dittrichi.
Criação gráfica e Arte: Diego Santos.
Design de site e Divulgação: GDArt.
Produzido por: Lusco-Fusco Produções Artísticas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s