A CONFISSÃO DE LEONTINA

Principal escritora brasileira viva, Lygia Fagundes Telles, terá a partir do dia 05 de agosto, o seu conto A Confissão de Leontina, adaptado para os palcos. Protagonizado pelo ator Márcio Trinchinatto, com direção de Kléber Montanheiro, a peça fará temporada no Teatro Viradalata até dia 30 de setembro.

Imortal da Academia Brasileira de Letras, ganhadora do Prêmio Jabuti em 1973 e Prêmio Camões em 2005, Lygia Fagundes Telles está indicada ao Prêmio Nobel de Literatura deste ano (2016). O resultado será divulgado no mês de outubro, na Suécia.

A Confissão de Leontina é um conto no qual sua protagonista suplica por outra chance social. Faz uma retrospectiva de sua vida, de seus momentos de felicidade, de amores, das traições, dos instantes de solidão e das desilusões.

Reconhecendo-se mais uma habitante da grande cidade, sujeita às injustiças da vida, Leontina reconstitui o seu percurso, desde os tempos de infância em que vivia numa pacata povoação –Olho d’Água. Uma infância árdua e pobre que a obrigou a trabalhar desde pequena, mas mais feliz do que os tempos que se seguiriam.

A autora busca, esteticamente, desnaturalizar o preconceito enraizado na sociedade, em que os mais fracos sofrem as consequências do dominador. Do início até o fim do conto ela faz súplicas, por isso que esse corpo se enquadra no conceito de Foucault de “corpo supliciado”.

Uma das grandes marcas da obra de Lygia Fagundes Telles está presente na peça que é a sua preocupação com as questões políticas e sociais de seu país, e ouvir a dor de Leontina passa a ser metáfora da dor e da beleza de ser brasileiro.

O diretor Kléber Montanheiro trabalhará com poucos itens de cenário e adereço, porém todos se transformando e tendo várias funções, brincando com o que nada é o que parece realmente.

A-Confissao-de-Leontina-foto-de-divulgacao-Joao-Caldas-890x395

A Confissão de Leontina
Com Márcio Trinchinatto
Teatro Viradalata (Rua Apinajés, 1387 – Perdizes, São Paulo)
Duração 75 minutos
05/08 até 30/09
Sexta – 21h
$40
Classificação 10 anos
 
Texto: Lygia Fagundes Telles
Direção, cenário e figurino: Kléber Montanheiro
Iluminação: Rodrigo Oliveira
Produção: Jefferson Calli
Fotos e programação visual: Victor Iemini
Assessoria de Imprensa: Fabio Camara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s