TAANTEATRO 25 ANOS

A partir do dia 23 de agosto a Taanteatro Companhia fará uma dupla comemoração nos palcos dos Teatros Aliança Francesa e Sérgio Cardoso: os 25 anos da Companhia, fundada em 1991 pela coreografa Maura Baiocchi, e uma homenagem ao 120º aniversário de Antonin Artaud.

Contemplado pela 20ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, TAANTEATRO 25 ANOS é um projeto comemorativo dos 25 anos de pesquisa e criação coreográficas da Taanteatro Companhia e também a documentação-memória de sua resistência no universo da dança brasileira.

Nesses 25 anos, a Companhia encenou 58 espetáculos, foi premiada nas esferas municipal, estadual e federal. Atuou no Japão, na Alemanha, Argentina, França, Inglaterra, Bélgica, EUA, Moçambique e Rússia. Publicou quatro livros sob seu pensamento em dança e suas práticas didáticas e criativas.

O trabalho de formação artística da companhia atrai profissionais e estudantes do Brasil e do exterior tendo como uma de suas vertentes a realização anual da Taanteatro Oficina Residência (TTOR) inaugurada em 2001. O núcleo estável da Taanteatro Companhia é formado por integrantes-fundadores e jovens integrados recentemente.

O projeto TAANTEATRO 25 ANOS reúne, entre seus objetivos, um conjunto de 10 [dez]contaminações nos campos da pesquisa, formação, criação, circulação, reflexão, memória e publicação. Criação e circulação de dois espetáculos inéditos – Artaud, Le Momo e Mil Platôs – e dois estudos solos sob o título Esquizopresenças darão continuidade à investigação na esteira de um pensamento da diferença (Nietzsche, Deleuze e Artaud) e de uma poesia coreográfica da intensidade. Esses processos criativos vêm acompanhados por um conjunto de cursos,palestras e seminários gratuitos e abertos ao público, que aliam formação em dança à reflexão filosófica: Núcleo Taanteatro –  Formação, Pesquisa e Criação (NuTAAN 2016); Butoh Dança Veredas D’Alma (oficina); Intensidade Pura (curso de filosofia deleuziana); Pensamentos em Performance (palestras); Fórum Taanteatro (debates). Além disso, o projeto conta com segmentos de preservação de memória: a organização audiovisual do Acervo Taanteatro e a publicação do livro Taanteatro 25 Anos.

Em seu conjunto, o projeto constitui uma celebração da vitalidade e uma continuação da produção multifacetada da Taanteatro Companhia promovendo, ao mesmo tempo, experiências artísticas singulares, inovadoras e impactantes e o aprofundamento da reflexão estética e sócio-política em torno da dança no Brasil.

Ocupação Artaud

Do dia 23 ao dia 28 de agosto o Teatro Aliança Francesa receberá a Ocupação Artaud da Taanteatro Companhia em homenagem ao 120º aniversário de Antonin Artaud. O evento terá performance, lançamento de livro, palestra e a estreia do espetáculo Artaud, Le Momo com Maura Baiocchi.

Artaud, Le Momo 

A peça apresenta o solo teatro coreográfico baseado em textos da fase final da vida do criador do Teatro da Crueldade inéditos no Brasil – Histoire Vecue d’Artaud Le Momo, Artaud, le Momo Suppôts et Supplications. O espetáculo mescla as linguagens da dança, da poesia, da música e do vídeo.  Seu fio condutor será “o problema da liberdade autêntica”, indissociável, para Artaud, da criação do próprio corpo e da luta contra a institucionalização das formas de vida. Maura Baiocchi trará no corpo, em seu singular processo de “devir dança”, as dimensões específicas da produção artaudiana: as crises do espírito, da cultura e da linguagem.

Na semana seguinte à Ocupação, o espetáculo segue em curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso. A estreia internacional do espetáculo será em novembro a convite da Association Rodez Antonin Artaud no Espace Antonin Artaud, da Chapelle Paraire, último edifício remanescente do antigo hospital psiquiátrico onde o poeta ficou internado entre 1943 e 1946.

Direção, coreografia, performance e figurino: Maura Baiocchi
Dramaturgia: Maura Baiocchi, Wolfgang Pannek
Composição musical: Gustavo Lemos
Iluminação: Eduardo Alves
Vídeo: Paula Alves, Roque Onofre Fraticelli, Bruna de Araujo
Cenografia: Wolfgang Pannek

Taanteatro: [Des]Construção e Esquizopresença 

Fundada em 1991, na cidade de São Paulo, a Taanteatro Companhia é reconhecida nacionalmente pela qualidade singular e marcante de seus trabalhos, que envolvem processos criativos, reflexivos e didáticos no campo das artes performáticas. Maura Baiocchi concebeu a dinâmica taanteatro, uma investigação da linguagem cênico-corporal a partir do princípio tensão. Taanteatro: [Des]Construção e Esquizopresença apresenta dois temas: um método de criação performática e uma nova noção de presença cênica fundada no entrecruzamento dos pensamentos de Friedrich Nietzsche, Antonin Artaud e Gilles Deleuze. Amplamente ilustrado, o livro complementa as dimensões conceituais expostas em Taanteatro: Teatro Coreográfico de Tensões (2007) e expande o compartilhamento minucioso de processos criativos iniciado com Taanteatro: Rito de Passagem (2011) e Taanteatro: MAE: Mandala de Energia Corporal (2013).

O lançamento de Taanteatro: [Des]Construção e Esquizopresença é precedido pela palestra Artaud: sopro e vibração, do filósofo e professor da PUC São Paulo Peter Pál Pelbart.

Organizadores: Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi.

Colaboradores: Alda Maria Abreu, Célia Musilli, Luiz B. L. Orlandi, Natalia Barrionuevo, Rodrigo Marcó del Pont.

Editora: Transcultura

A Face Humana

Performance dos participantes do Núcleo Taanteatro: Formação, Pequisa e Criação 2016 (NuTAAN 2016) baseado em textos e desenhos de Antonin Artaud. Realizado em parceria com a SP Escola de Teatro, a formação extensa e especializada do NuTAAN (promovido pela Taanteatro desde 2004) fomenta a pesquisa e a inventividade de profissionais e estudantes das artes performáticas através da dinâmica taanteatro. Aplicando as técnicas criativas do taanteatro (teatro coreográfico de tensões), A Face Humana é uma composição coreográfica que aborda a autodeterminação poética do corpo humano.

Coordenação e concepção: Wolfgang Pannek

Assistentes de coordenação: Isa Gouvea, Mônica Cristina

Supervisão: Maura Baiocchi

Elenco: Aminah Haman, Camila Bosso, Clara Laurentiis, Gabriela Pas, Fernanda Preta, Hozana Ferreira, Janina Arnaud, Luciana Hoppe, Priscilla Carbone, Priscila Florido, Simone Xavier, Yasmin Ribeiro, Junior Lima, Andrés Barrera, Felipe Longo, Guilherme Fernandes, Gustavo Braunstein, Jonathan Mendes, Lucas Lopes, Raffab Ajá, Ricardo Januário, Ronaldo Záphas, Thiago Abel, Wallace Ruy.

Maiores informações no site do Taanteatro 

Serviço Aliança Francesa:
Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque, São Paulo)
 
A Face Humana – performance do Núcleo Taanteatro: Formação Pesquisa Criação (NuTAAN) 2016 sob coordenação de Wolfgang Pannek
23/08
Terça – 20h30
Gratuito
 
Artaud: sopro e vibração – palestra do filósofo e professor da PUC São Paulo Peter Pál Pelbart.
25/08
Quinta – 20h30
Gratuito
 
Taanteatro: [Des]Construção e Esquizopresença – o lançamento do livro organizado por Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi.
25/08
Quinta – 21h30
Gratuito
 
Artaud, Le Momo
Duração 75 minutos
26 a 28/08
Sexta e Sábado – 20h30; Domingo – 19h
$20
Classificação 12 anos
 
Serviço Sérgio Cardoso:
Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno (Rua Rui Barbosa 153 – Bela Vista, são Paulo)
Artaud, Le Momo
Duração 75 minutos
01 até 04/09
Quinta e Sexta – 20h; Sábado – 10h; Domingo – 19h
$20
Classificação 12 anos

 

2 comentários sobre “TAANTEATRO 25 ANOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s