CARTOLA – O MUNDO É UM MOINHO

O Ministério da Cultura e o Banco Itaú apresentam o Musical “Cartola – O Mundo é um Moinho” –  com apoio do Museu do Samba e patrocínio da Rede e Lojas Renner, Transportadora oficial Avianca.

Idealizado pelo ator e produtor Jô Santana, dramaturgia de Artur Xexéo, direção e encenação de Roberto Lage, pesquisa de Nilcemar Nogueira, neta de Cartola, diretora do Museu do Samba no Rio de Janeiro e Direção Musical de Rildo Hora, o espetáculo irá contar a trajetória de um dos maiores nomes do samba: Cartola – fundador de uma das mais antigas e certamente a mais popular Escola de Samba, A G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira! Arlindo Cruz, em parceria com Igor Legal, compôs, com exclusividade, o samba-enredo que encerrará o espetáculo.

A estreia acontece no dia 10 de setembro/2016 para convidados, com a participação da cantora Roberta Sá, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo – ano em que se comemora os “Cem Anos de Samba”. Paralelamente, no dia 17 de setembro, uma linda exposição contará os Cem Anos do Samba com uma Ocupação sobre Cartola, no Itaú Cultural. O Samba recebeu em 2007 o “Registro Imaterial”, das matrizes do samba carioca – (samba de terreiro, partido-alto e samba-enredo) – pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Formas de Expressão.

O Espetáculo ganhou proporções maiores do que apenas uma peça teatral, se tornando uma grande ação de empoderamento dos Artistas Negros deste país, além de revelar novos talentos”, declara Jô Santana, idealizador e produtor do projeto, que contará com 18 atores e 8 músicos.

O Musical “Cartola – O Mundo é um Moinho”, espetáculo que ficará em cartaz inicialmente por dois meses em São Paulo, seguirá, no ano seguinte, temporada no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro em março, abril e maio de 2017 e fará turnê por mais oito capitais brasileiras.

A dramaturgia retrata a quadra de Escola de Samba em processo criativo, para o desenvolvimento do Desfile de Carnaval que levará à avenida em seu enredo e alegorias a vida e obra do mestre Cartola. Para explicar aos seus componentes sobre o tema do enredo, o Carnavalesco inicia a história que permeia fatos importantes da vida do cantor e compositor, em meio a conflitos cotidianos de uma agremiação carnavalesca, pautados pelas canções de Cartola. A cada apresentação o espetáculo recebe a participação de um cantor convidado.

 

Cartola – O Mundo é um Moinho
Com Flávio Bauraqui, Vírginia Rosa, Adriana Lessa, Hugo Germano, Augusto Pompêo, Ivan de Almeida, Silvetty Montilla, Edu Silva, Renata Vilela, Larissa Noel, Lu Fogaça, Andrea Cavalheiro, Grazzi Brasil, Flávia Saolli, Paulo Américo, Gabriel Vicente, Rodrigo Fernando e André Muato.
Teatro Sérgio Cardoso ( (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo)
Duração 150 minutos
11/09 até 31/10
Sexta – 20h; Sábado – 21h; Domingo – 18h; Segunda – 20h
$30/$120
Classificação 12 anos
 
Idealização: Jô Santana
Dramaturgia: Artur Xexéo
Direção e Encenação: Roberto Lage
Pesquisa: Nilcemar Nogueira
Direção Musical: Rildo Hora
Coreografia: Alex Morenno
Diretora Assistente: Joanah Rosa
Diretor Residente e Coordenador de Elenco: Ricardo Gamba
Arranjos vocais, Direção Musical Assistente e Pianista Regente: Guilherme Terra
Composição Original: Arlindo Cruz e Igor Leal
Designer de Som: Bruno Pinho
Figurino: Luciano Ferrari
Cenografia: Paula de Paoli
Fotografia Artística: Vânia Toledo
Iluminação: Fran Barros
Visagismo: Eliseu Cabral
Gestão Financeira: Dani Correia
Coordenação de Produção: Renato Araujo
Marketing Cultural: Simone Galiano
Assessoria de Imprensa: FM Pró-cultura
Gestão de Leis de Incentivo: Correia Cultural
Realização: Fato Marketing & Produções

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s