A PRÓXIMA ESTAÇÃO – UM ESPETÁCULO PARA LER

O ator Cacá Carvalho retorna aos palcos paulistanos no espetáculo inédito A PRÓXIMA ESTAÇÃO – Um espetáculo para ler, escrito pelo premiado autor italiano Michele Santeramo, após a montagem em 2015 de 2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo, de Fiódor Dostoiévski (1821-1881).  

A versão brasileira de A PRÓXIMA ESTAÇÃO – Um espetáculo para ler, encenado na Itália pelo próprio autor no início de 2015, com excelente repercussão crítica, estreia em 10 de novembro, quinta-feira, às 20h30, no auditório do Sesc Pinheiros, em curta temporada de 18 apresentações, até o dia 17 de dezembro.

Desta vez, o homem e sua crise em viver –centro do interesse artístico de Cacá Carvalho–, está centrada no casal Violeta e Massimo; juntos repassam o curso de suas vidas em seis estações, marcadas por intervalos de uma década, ao longo de 50 anos, de 2015 a 2065. O espetáculo pontua as alterações deste percurso comum aos dois, os pequenos e grandes embates do relacionamento, as modificações de seus desejos, a expressão da ternura, a maneira como eles se divertem, a inata delicadeza e as adaptações que terão de enfrentar impostas pelo novo modo de vida de um futuro fictício, no qual pulsações profundas, desejos e paixões se deslocam no tempo.

Para tratar do futuro contendo o tempo presente, o autor concebeu o texto teatral para, como explicita o subtítulo, ser lido. Cacá Carvalho sobe ao palco acompanhado de dois protagonistas, criados pela artista plástica e performer italiana Cristina Gardumi a partir do estudo do texto de Santeramo. Para traduzir em desenhos a história de 50 anos de vida de Violeta e Massimo, Cristina criou criaturas humanas animalizadas ou animais humanizados com traços de extrema delicadeza, unindo gestualidade teatral, emoções e profundos impulsos.

O diálogo, portanto, não é encenado, mas lido pelo ator. Legendas acompanham os desenhos projetados em um painel, e desempenham um papel fundamental para que se estabeleça o jogo teatral: Projetadas com legendas, são lidas pelo espectador, criando um fluxo de diálogo entre o espectador, a página escrita e a mediação evocativa da voz do ator.

As imagens que acompanham o texto têm um papel vital de mostrar a fisicalidade dos personagens, num  ‘espetáculo para ler’, onde não há atores, apenas caracteres que se comunicam através da voz de um único narrador“, define Cacá.

“A PRÓXIMA ESTAÇÃO – Um espetáculo para ler” possui o que acredito ser o combustível do teatro; a coisa acontece entre o espectador e aquele que está se fazendo ver e, nesse sentido, qualquer fonte é válida, conhecida ou não, desde que funcione ali, diante do público, completa Cacá.

image002

 

A Próxima Estação – um espetáculo para ler
Com Cacá Carvalho
SESC Pinheiros – Auditório 3o andar (R. Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo)
Duração 70 minutos
10/11 até 17/12
Quinta, Sexta, Sábado – 20h30
$25 ($7,50 – credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes)
Classificação 12 anos
 
De uma ideia de Luca Dini e Michele Santeramo
Texto e Direção: Michele Santeramo
Tradução: Cacá Carvalho
Ilustrações: Cristina Gardumi
Coordenação Artística: Márcio Medina
Assistente de Direção na Itália: Erica Artei
Colaboração Artística: Roberto Bacci
Músicas Originais: Sergio Altamura, Giorgio Vendola e Marcello Zinn
Sonorização e Projeção: Kako Guirado e Tiago Mello
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro – Ofício das Letras
Fotografia: Lenise Pinheiro
Produção Executiva e Administração: Géssica Arjona
Parceria de Produção: Condomínio Cultural e Teatro della Toscana – Itália
Produção: Casa Laboratório Para as Artes do Teatro
Agradecimento especial: Luciana Caminha – Mina Cultural, Iris Cavalcanti, Junae Andreazza e Micle Contorno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s