EMPREITADA – UMA OBRA IMPROVISADA

Premiada pelos espetáculos Jogando no Quintal (para adultos e crianças) e A Rainha Procura (infantil) e conhecida por seu trabalho unindo teatro, palhaço e improvisação, a Cia. do Quintal estreia seu mais novo espetáculo. Empreitada – uma Obra Improvisada abre o horário das quintas-feiras às 20 horas, do Teatro Morumbi Shopping, com temporada até 24 de novembro.

Se em Jogando no Quintal palhaços competem para se divertir, em Empreitada a diversão está no próprio ato de improvisar. Num canteiro de obras, improvisadores e músicos assumem a função de operários, cuja tarefa não é construir um prédio ou uma casa, mas sim histórias. Tudo por meio de jogos de improvisação e a partir de sugestões da plateia.

O público participa na medida em que fornece os materiais (histórias, sugestões de temas, de lugares etc) para a construção cênica e compartilha da mesma brincadeira, de criar e de imaginar. Assim, o cenário, as ferramentas e os objetos dessa obra ganham novas formas: uma escada vira um barco, uma cerca se transforma em uma floresta e uma placa de aviso, em um jacaré.

O espetáculo celebra a capacidade que juntos temos de realizar no palco tudo aquilo que a imaginação (nossa e do público) permitir”, conta César Gouvêa, diretor da Cia. do Quintal, que está no elenco ao lado  de  Álvaro Lages, Caio Juliano, Filipe Bregantim, Leandro Costa e Rafael Pimenta.

Seja na atuação ou na música, uma pergunta guia as improvisações: “E se…?”. Essa provocação – que permite mudar o passado e presente, que permite abrir outras possibilidades e traçar o futuro, que permite duvidar daquilo que está estabelecido e que permite enxergar-se no lugar do outro – é o grande estímulo para que a obra ganhe corpo.

Sobre a Cia. do Quintal

Pioneira no teatro de improviso no Brasil, a Companhia do Quintal – dirigida por César Gouvêa, dedica-se, desde 2002, à pesquisa e ao diálogo entre as técnicas da Improvisação e do Palhaço.

Ao longo dos anos, tornou-se fonte de inspiração e influenciou o movimento de Improvisação no País, além de ser o principal representante brasileiro em diversos festivais da América Latina e Europa. Entre as principais criações do seu repertório destacam-se o espetáculo Jogando no Quintal (visto por mais de 500 mil pessoas no Brasil) e A Rainha Procura (aclamado por público e crítica, tendo recebido os prêmios FEMSA, APCA e Guia da Folha como melhor espetáculo de 2013). Em sua sede há 10 anos funciona uma escola de referência em São Paulo onde compartilha a pesquisa do grupo.

Empreitada – Uma Obra Improvisada
Com Cia do Quintal (César Gouvêa, Álvaro Lages, Caio Juliano, Filipe Bregantim, Leandro Costa e Rafael Pimenta)
Teatro Morumbi Shopping (Av. Roque Petroni Júnior, 1089 – Jardim das Acacias, São Paulo)
Duração 70 minutos
27/10 até 24/11
Quinta – 20h
$50
Classificação 12 anos

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s