O MAMBEMBE

O Mambembe, comédia musical da Cia das Artes, volta com nova temporada no dia 05 de novembro, sábado, às 21h30 no Teatro Paiol Cultural. Dirigida por Jair Aguiar, que também adaptou o texto de Arthur de Azevedo e interpreta Pantaleão na peça, a montagem conta a saga de uma trupe teatral que viaja pelo interior do Brasil e as dificuldades e contrariedades que enfrentam para atrair público. Sem dinheiro e lugar para dormir, o grupo se vê rendido pelas vontades de um político corrupto.

Apesar de ter sido escrito no final do século XIX, a narrativa retrata a realidade de muitos artistas da atualidade. “O Mambembe foi escrachado na época, mas o tempo o fez crescer e ser o sucesso que é”, afirma o ator e diretor Jair Aguiar, referindo-se à genialidade do dramaturgo, um dos precursores da comédia no Brasil.

Em cena durante todo o espetáculo, Leão Lobo interpreta Dona Rita, madrinha da mocinha da história, Laudelina (Gaby Ribeiro), que faz teatro amador e vive às voltas com as investidas duvidosas do empresário da jovem aspirante a atriz, Frazão, interpretado por Antonio Netto. “Ela é uma dona de casa que representa a vontade do povo de ser artista, o deslumbramento por um mundo muitas vezes distante”, comenta o jornalista, que integra pela segunda vez o elenco da peça.

Com uma mistura de linguagens, passando pelo circo e pela farsa, o diretor da montagem mantém a marca registrada da Cia das Artes de dar luz ao trabalho dos atores. “O foco é ser minimalista, com economia de gestos e movimentos”. Por isso, a cenografia e os figurinos de Marcio Tadeu são visualmente limpos. Já a iluminação assinada por Will Damas é aplicada na medida para dar ênfase às atuações cômicas e expressivas. Números musicais completam a encenação que ressaltam a dramaturgia rica em humor satírico com paródias melodramáticas e ácida crítica ao descaso dos governantes com a arte dramática.

O Mambembe
Com Antonio Netto, Caio Solano, Jair Aguiar, Leão Lobo, Gaby Ribeiro, Ananda Ferreira, Tainam Pongelupe, Amanda Bobadilha, Eduardo Salafia, Ubiratan Negrão, Fabio Moreira, Carol Gomes, Bruno Mariani, Duanny Mello, Eduardo Campagnolo, Emerson Leite, Gabriel Silverio, Geria Vasconcelos, Julia Nascimento, Kevin Oliveira, Larissa Cristina, Leandro Coelho, Luana Mello, Marcos Kaczan, Priscilla Gonçalves, Raimundo Oliveira, Wagner Avelino, Leo Silveira.
Teatro Paiol Cultural (R. Amaral Gurgel, 164 – Vila Buarque, São Paulo)
Duração 70 minutos
05/11 até 04/12
Sábado – 21h30; Domingo – 19h30
$26
Classificação livre
 
Autor: Arthur de Azevedo. 
Direção e Adaptação: Jair Aguiar. 
Diretor Assistente: Rubem Alves.
Direção Artística: Antonio Netto.
Direção Musical: Alt Garcia. 
Iluminação: Will Damas 
Produção: Cia. Das Artes. 
Produção Executiva: Keese Contino/Pedro Mashki. 
Cenário/Figurinos: Marcio Tadeu.
Assistentes: Weverton Caria (Direção), Italo Alves (Geral), Figurinos (Tainá Barrionuevo). 
Programação Visual: Jair Aguiar. 
Fotos:Lucas Pereira. 
Costureira: Dona Lucia. 
Assessoria de Imprensa: Corleone Assessoria de Imprensa Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s