PROJETO SÃO PAULO DE INCENTIVO AO TEATRO INFANTIL E JOVEM

Em uma noite muito animada, aconteceu a cerimônia de premiação da 3ª edição do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. O evento foi realizado no dia 13 de dezembro no Espaço Traffô.

Em homenagem aos 400 anos da morte de Shakespeare, uma trupe de clowns comandou a festa, onde o poeta bardo e sua esposa apresentaram as 18 categorias do prêmio.

O grande vencedor da noite foi o espetáculo “Peer Gynt” (em cartaz no Teatro do Sesi, com sessões gratuitas), tendo recebido 7 prêmios: figurino, ator, atriz coadjuvante, produção, trilha adaptada, direção e espetáculo jovem.

O melhor espetáculo infantil foi para “Caminho da Roça” e o de sustentabilidade para “Fim?”.

Um momento muito emocionante foi quando o Coletivo Grão e Arte Cidadania recebeu o Prêmio Especial pela peça “Feio“. O espetáculo incorpora a linguagem de Libras à interpretação dos atores, substituindo assim a audiodescrição pela audionarrativa. Fizeram todo o discurso de agradecimento na linguagem de Libras, para só depois fazerem falado. A plateia aplaudi-os como fazem os que são deficientes auditivos: as palmas inclusivas – mexendo as mãos no ar!

O corpo de jurados foi formado por Beatriz Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa, que avaliaram espetáculos desde janeiro de 2016. O júri acompanha e prestigia o projeto há alguns anos.

O Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem substitui o reconhecido Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, que após 20 anos de sucesso, teve sua última edição em maio de 2013. A iniciativa permanece respaldada pela Coca-Cola FEMSA Brasil, com uso da Lei de Incentivo à Cultura (PROAC – ICMS), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e tem curadoria da produtora cultural Luiza Jorge, da Academia de Arte e Cultura.

Para Rodrigo Simonato, Gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, “O Projeto é uma das grandes paixões da companhia por ser considerado o maior fomentador do teatro infantil e jovem de São Paulo e por reconhecer aqueles que trabalham para que a arte e cultura estejam presentes e possam transformar tantas vidas”.

Wanessa Scabora, Chefe de Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, afirma que liderar este Projeto é um desafio gratificante. “O Prêmio existe há mais de duas décadas e tem o reconhecimento de todos do meio artístico. É um desafio participar de algo tão grandioso e trabalhar para que esteja sempre se renovando.  A categoria “Prêmio Sustentabilidade”, única do setor, é um exemplo do nosso empenho na renovação deste projeto”.

Luiza Jorge, da Academia de Arte e Cultura e organizadora do evento, acredita que o maior prêmio de todos é o reconhecimento. “Ganhamos todos! Não apenas aqueles que levam o troféu. Ganham todos os indicados, ganha a classe artística, ganha a arte e a cultura, ganham as crianças e jovens, ganha o Brasil”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja abaixo a lista completa dos premiados nesta noite voltada para o Teatro Infantil e Jovem:

01-   AUTOR DE TEXTO ORIGINAL

Paulo Rogério Lopes e Simone Grande –  Caminho da Roça

 02 –  AUTOR DE TEXTO ADAPTADO

Pedro Pires e Grupo Arte Simples de Teatro – A Bola: Histórias que Rolam

03-  DIRETOR

Gabriel Villela – Peer Gynt

04  –   CENÓGRAFO

Victor Merseguel – Meu Amigo Inventor

05  –  FIGURINO

Gabriel Villela – Peer Gynt

06-  ILUMINAÇÂO

Poliana Pinheiro e Rodrigo Belay – Por que nem todos os dias são dias de Sol?

07 – TRILHA MÚSICAL  ORIGINAL

Dr. Morris  – Já pra Cama

08 – TRILHA MUSICAL ADAPTADA

Babaya e Marco França –  Peer Gynt

09 – ATOR

Chico Carvallho – Peer Gynt

 10 – ATOR COADJUVANTE

 Daniel Costa – O Livro de Ouro

11 –  ATRIZ

Rita Batata – Kiwi

12 –  ATRIZ COADJUVANTE

Maria do Carmo Soares – Peer Gynt

13 –  REVELAÇÃO

Antonia Matos – atriz –  Caminho da Roça

14-     PRÊMIO ESPECIAL 

– Coletivo Grão e Arte Cidadania pelo espetáculo Feio, que incorpora a linguagem de libras à interpretação dos atores e substitui a audiodescrição pela audionarrativa

15-     PRODUÇÃO

Sesi – Serviço Social da Industria –  Peer Gynt

16 – PRÊMIO SUSTENTABILIDADE

Fim? – Por abordar a preservação do planeta de forma lúdica e eficiente

17 – ESPETÁCULO INFANTIL

Caminho da Roça

18 – ESPETÁCULO JOVEM

Peer Gynt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s