CORAÇÃO DE HERÓI, O MUSICAL

CORAÇÃO DE HERÓI – O MUSICAL, que reestreia dia 28 de janeiro, sábado, ao meio-dia, no Teatro Viradalata, busca uma maneira de envolver crianças e adultos surdos e ouvintes no tema inclusão fazendo uso de poesia e arte. Com direção e dramaturgia de Liliane Zimermann, a montagem mostra dois irmãos dando asas à imaginação por meio de brincadeiras. Canções e texto são interpretados em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelos próprios atores, de forma simultânea, garantindo a inclusão genuína.

O espetáculo se passa no quarto de um menino, que vira cenário de uma grande e bela aventura como acontece no imaginário criativo das crianças. Os brinquedos tomam vida a partir das músicas ao vivo e os bonecos fazem parte de uma história cheia de diversão e valores, enquanto dois irmãos brincam despretensiosamente um com o outro. Em CORAÇÃO DE HERÓI – O MUSICAL os irmãos apresentam o texto em português e os brinquedos fazem as vezes dos intérpretes de libras, ambos interagindo em cena.

Desde que comecei a estudar pedagogia – estou no último ano da faculdade – e aprendi libras, me apaixonei. Como já era atriz, comecei a reparar mais na acessibilidade das peças para esse público e a me perguntar como poderia unir minhas duas formações, fazendo do teatro uma ferramenta efetiva de educação. O teatro infantil é uma ótima porta de entrada para esse tema”, explica Liliane.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dois elencos em cena

Liliane Zimermann diz que seu principal desafio como diretora foi como levar as duas línguas para o palco sem tornar o espetáculo longo e didático. “Tenho praticamente dois elencos em cena para dar conta. Nossa proposta é passar uma mensagem de acessibilidade e igualdade para os dois públicos simultaneamente, sem tornar a coisa toda muito didática ou massante, na qual crianças surdas e ouvintes sentarão uma do lado da outra e assistirão o mesmo espetáculo, sem perder nenhum detalhe, isso é inclusão”, conta a autora e diretora.

Por esses motivos, Liliane também trabalhou bastante a expressão corporal do elenco e também a questão espacial da cena, assim, tanto quem vê em libras, como em português,  verá tudo que está acontecendo. “Ao longo do processo, também fizemos vários laboratórios para que os atores entrassem no mundo da surdez e das libras. Isso também nos possibilitou experimentar bastante”, diz Liliane.

Música original

Todas as músicas de CORAÇÃO DE HERÓI foram compostas especialmente para o espetáculo. Liliane e a compositora Danielle Andrade buscaram letras que trabalhassem além da diversão, a questão da educação e instrução do público. “Não queria o entreter por entreter; mas, sim, fazer arte com um propósito”, afirma Zimermann.

Com direção musical de Sandro Sabbas, e orquestração de Marcelo Bueno, os músicos acompanharam todo o processo de produção e ensaio para trazer o tom esperado para a montagem. Depois da temporada no Viradalata, CORAÇÃO DE HERÓI – O MUSICAL fará apresentações nas cidades de Guarulhos, Sorocaba, Jundiaí e Guaratinguetá.

Coração de Herói, o Musical
Com Caroline Martins, Jeferson Kucioyada, Katiuscia Pinheiro, Mirian Caxilé e Renan Souza
Teatro Viradalata (Rua Apinajés, 1387 – Perdizes, São Paulo)
Duração 50 minutos
28/01 até 18/02
Sábado – 12h
$40
Classificação Livre
 
Dramaturgia e Direção – Liliane Zimermann.
Assistente de Direção – Franciely Comunello.
Preparação de elenco – Silvio Messias.
Direção Musical – Sandro Sabbas.
Música Original – Danielle Andrade.
Trilha Sonora Instrumental – Marcelo Bueno.
Operadora de Luz – Gabriela Araujo.
Produção artística – Rhode TM.
Produção Executiva/ Administração – Luciane Ortiz.
Assistente de Produção – Patricia Teixeira.
Figurino – Allan Ferc.
Cenografia – Thiago Martins.
Iluminação – Rogério França.
Sonorização – Marcelo Bueno.
Realização – Bethel Projetos Socioculturais.
Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s