YARA AMARAL: A OPERÁRIA DO TEATRO

O autor e dramaturgo, Eduardo Rieche, lançou em São Paulo, o livro “Yara Amaral: A Operária do Teatro”. O evento aconteceu na Blooks Livraria. Conversamos com Eduardo sobre a atriz e o livro.

Resenha
Eduardo Rieche reconstrói a bela trajetória profissional da atriz por meio de uma narrativa que se confunde com a própria história do teatro brasileiro contemporâneo.

Da atuação no teatro amador nos anos 1950 à transformação em extraordinária profissional, esta monumental biografia investiga, com riqueza de informações, a passagem de Yara Amaral pela Escola de Arte Dramática de São Paulo e pelo Teatro de Arena nos anos 1960; a resistência à ditadura militar, o teatro marginal, os grupos cooperativados e as experiências alternativas dos anos 1970; a consagração perante a crítica, a conquista do respeito da classe artística e a adesão ao “teatrão” nos anos 1980.

O livro também narra o caso Bateau Mouche, quando Yara Amaral e mais 54 passageiros, perderam sua vida na noite do dia 31 de dezembro de 1988. O “acidente” está até agora impune.

“Yara Amaral: A Operária do Teatro”
autor: Eduardo Rieche
Editora Tinta Negra
págs: 736
1a edição: 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s