VIC TRIUNFO

O monólogo VIC TRIUNFO conta a história de Victória, uma mulher que carrega em sua vida o feito de ter vencido a morte três vezes, mas que descobre que sobreviver não significa nada e passa a buscar um novo caminho para entender sua existência. A peça tem estreia marcada para dia 3 de março, sexta-feira, às 21 horas, no Viga Espaço Cênico. Após oito anos de carreira como atriz, esta é a primeira vez que Renata Bortoleto sobe ao palco em um solo. A produção também marca a estreia de Caio Tozzi na direção e na dramaturgia de montagens teatrais, ele que é escritor, roteirista e diretor de documentários, como A vida não basta.

Renata e Caio são casados. A discussão sobre o imponderável tomou conta, nos últimos meses, da vida deles, que começaram a observar nas questões mais cotidianas uma necessidade incessante pelo controle de tudo e, consequentemente, a total impossibilidade de cumprir esse desejo. A imensidão do desconhecido e a vulnerabilidade humana diante deste mistério – temas que assombram todo e qualquer mortal desde o início dos tempos – foram transportados para este que é o primeiro projeto teatral deles juntos.

Exatamente por conta destas superações, ela foi apelidada de Vic Triunfo. Só que ela não vê a menor importância nelas, já que a vida seguiu como a de uma pessoa qualquer: casou-se com Duca, teve um filho com ele, o Kiko, e trabalha como professora universitária. “Tudo está no devido lugar”, diria ela. Mas Vic, como prefere ser chamada, vive em meio a medos inexplicáveis e a uma ansiedade constante, embora tente fingir para si mesma que estes sentimentos não a atingem.

Imponderável

Como conviver com o imponderável? O que fazemos quando descobrimos o quanto estamos suscetíveis a tudo? Essa dor toma conta de cada um de nós – com mais ou menos intensidade – porque não imaginamos o que nos aguarda no futuro, seja daqui a um ano ou no próximo segundo”, ressalta Tozzi. “E para se salvar desse precipício, o homem inventou artifícios para explicar o inexplicável. A religião e a arte, por exemplo, tentam nos dar a chance de sermos imortais”.

Vic, por exemplo, tem um vício muito particular para aliviar sua alma: é aficionada por telenovelas. Sabe tudo sobre personagens e tramas, tem lembrança dos folhetins como sua companhia desde muito pequena. As novelas passaram a ser a maneira que ela encontrou de abrir uma janela mais poética na realidade dura do dia a dia. Também tem obsessão pelo controle, anota tudo e faz listas em diversos cadernos.

Mas Vic é pega de surpresa por esta tal vida real, capaz de abalar, inclusive, o mundo de fantasia no qual se apoia. “A montagem traz para o palco uma elaboração filosófica sobre a importância do presente, a consciência do agora, tão relevante em tempos de transição, de construção de novos valores, de um profundo buraco existencial e de tantas ausências. É, ainda, uma oportunidade de pensar sobre como podemos preencher, da melhor forma possível, este tempo e espaço que nos foram dados nesta grande jornada que é a vida”, ressalta a atriz Renata Bortoleto.

Com uma estética inspirada na cultura pop e nos quadrinhos, VIC TRIUNFO faz um retrato poético sobre as angústias desta mulher diante do mistério da vida e da busca permanente pelo triunfo. A partir da recriação de um canto de uma sala de estar, a proposta da direção é construir um espaço íntimo, de cumplicidade com o público como se este fosse a melhor amiga de Vic.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vic Triunfo
Com Renata Bortleto
Viga Espaço Cênico – Sala Piscina (Rua Capote Valente, 1323 – Sumaré, São Paulo)
Duração 70 minutos
03 até 26/03
Sexta e Sábado – 21h; Domingo – 19h
$30
Classificação 12 anos
 
Dramaturgia e direção – Caio Tozzi.
Cenografia e figurino – Caio Tozzi e Renata Bortoleto.
Trilha sonora original – Felipe Parra/Capitão Foca.
Design gráfico – Beatriz Marassi.
Fotos – Felipe Portella.
Vídeo – Pedro Ferrarini/Vila Filmes.
Realização – Belbellita Comunicação & Artes.
Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s