UMA PEÇA POR OUTRA

Uma Peça Por Outra apresenta esquetes curtas que satirizam a comunicação e as convenções teatrais. A peça apresenta um pot-pourri das peças curtas de Jean Tardieu, multipremiado dramaturgo francês, falecido em 1995, expoente do teatro do absurdo ao lado de  Ionesco, Beckett e Pinter.

O tema central é a discussão da linguagem. A constatação da inutilidade das palavras para o entendimento.  Cada história brinca de forma criativa e divertida  com as questões mais críticas da comunicação humana, ou a falta dela, testando, escutando, pesquisando como ela funciona para então partir para a  desconstrução.

Em Só Eles o Sabem, veremos uma crítica ao subentendido, uma brincadeira acerca da comunicação entrelinhas. Em Uma Palavra Por Outra, um típico chá das cinco ambienta um festival de palavras agrupadas com uma lógica própria. O Que Falar Quer Dizer satiriza uma chamada oral em uma escola qualquer com perguntas e respostas, onde o absurdo reescreve significados. Osvaldo e Zenaide apresenta um casal de apaixonados que usa e abusa dos apartes, em uma absurda reinterpretação da relação que experimentam.Havia Uma Multidão  No Solar traz um suspense a la Agatha Christie composto por uma divertida coleção de clichês. Completam  Uma Peça Por Outra  as esquetes Conversação Sinfonieta e Para bom entendedor meia….

As esquetes são atemporais  e percorrem várias décadas. O espetáculo estreia no dia 31 de março, com sessões de quinta a domingo,  no teatro Aliança Francesa, mesmo palco onde foi apresentado ao público de São Paulo pela primeira vez, em 1987, em montagem assinada pelo Grupo Tapa, com direção de Eduardo Tolentino de Araujo. Mas as curiosidades não param por ai.

1987 | 2017

“Esta nova versão terá a direção de Guilherme Sant`Anna e Brian Penido Ross, que atuavam na primeira montagem.”

Brian fará nesta montagem uma participação especial, retornando ao mesmo papel que fazia há 30 anos no esquete Osvaldo e Zenaide, onde dividia, e voltará a dividir em 2017,  o palco com a atriz Clara Carvalho.

Casado com a atriz Camila Czerkes, o ator Dalton Vigh pediu para contracenar com a esposa pela primeira vez na carreira, e será atendido.

Uma Peça por Outra integra a  Festa Francofonia, evento anual que reúne os países de língua francesa com o objetivo de divulgar seus valores e sua cultura. As músicas que integram a encenação serão cantadas em francês.

Assim como há 30 anos, o nome do espetáculo, Uma Peça Por Outra, não foi utilizado por Jean Tardieu para batizar nenhuma de suas peças.

 

 

image001

Uma Peça Por Outra
Com Ana Lys, Camila Czerkes, Clara Carvalho, Dalton Vigh, Felipe Souza, Lara Hassun, Paulo Marcos e Brian Penido Ross
Músico: Jonatan Harold
Teatro Aliança Francesa (Rua Gen. Jardim, 182 – Vila Buarque, São Paulo)
Duração 75 minutos
31/03 até 28/05
Quinta, Sexta e Sábado – 20h30; Domingo – 19h
$20/$50
Classificação 12 anos
 
Texto: pot-pourri das peças curtas de Jean Tardieu
Direção: Guilherme Sant`Anna e Brian Penido Ross
Produção Geral: Brian Penido Ross
Produção Executiva: Ariel Cannal
Cenários / Figurinos: Ana Lys
Iluminação: Nelson Ferreira
Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s