A MISSÃO EM FRAGMENTOS: 12 CENAS DE DESCOLONIZAÇÃO EM LEGÍTIMA DEFESA

Integrando a programação da quarta edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, a inédita A Missão em Fragmentos: 12 Cenas de Descolonização em Legítima Defesa é um dos três espetáculos brasileiros contemplados pela MITsp e compõe um dos eixos propostos pela mostra: o protagonismo negro/autodeterminação, que pretende, a partir dessa e de outras obras, rever processos sociais históricos de exclusão e de racismo e seus reflexos na construção da “persona negra” no âmbito das linguagens artísticas. O trabalho assinado pelo diretor Eugenio Lima conta com 15 performers negros em cena – atores, atrizes, músicos, djs, diretor e mais outros autores da diáspora negra, com dramaturgia de Claudia Schapira – e é inspirado em A Missão: Lembrança de uma Revolução, de Heiner Müller.

Na montagem, três emissários da Convenção Francesa viajam no inverno de 1798/99 para a colônia inglesa, a Jamaica, para ali organizarem uma revolta dos escravos: Debuisson, filho de Senhor de Escravos; Galloudec, um quase-branco, o intérprete; e Sasportas, um negro. Assim que estabeleceram as primeiras conexões, foram alcançados pela notícia de que Napoleão havia tomado o poder no dia 9 de novembro de 1799. Debuisson interrompe os preparativos. Acreditava estar agora sem o apoio do novo regime, trai seus companheiros de viagem entregando-os à coroa Britânica. O grupo Legítima Defesa decidiu enveredar pelo texto A Missão – lembranças de uma revolução, de Heiner Müller, assumindo a premissa de que não trair o autor seria o mesmo que negá-lo. Quinze performers negrxs em cena: Outras visões, uma narrativa outra. Pois enquanto existirem senhores e escravos não estamos dispensados da nossa missão.

Sobre o Grupo

Legítima Defesa é um grupo de artistas/atores/atrizes de ação poética e política, da imagem da “negritude”, seus desdobramentos sociais históricos e seus reflexos na construção da “persona negra” no âmbito das linguagens artísticas. Com essa ação, o coletivo abre um diálogo com outras vozes poéticas que tenham a reflexão e representação da “negritude” como tema e pesquisa. Esse ato de guerrilha estética surge da impossibilidade, surge da restrição, da necessidade de defender a existência, a vida e a poética. O grupo nasceu na edição 2016 da MITsp, a partir da performance Em Legítima Defesa, que ocorreu no CCSP – Centro Cultural São Paulo, Theatro Municipal e Itaú Cultural.

Outras atividades na MITsp

No domingo (19), ao término do espetáculo, será realizado o debate Diálogos Transversais, com o convidado Silvio Luiz de Almeida (jurista e filósofo) e mediação de Ruy Cortez (sócio-fundador e diretor artístico-pedagógico do Centro Internacional de Teatro ECUM (CIT-ECUM). A ação terá duração de até 50 minutos, sendo 30 minutos de fala do convidado e 20 minutos aberto a perguntas. Integrando a parte reflexiva e pedagógica da MITsp, complementa a programação, ainda, o Seminário “Discursos sobre o Não Dito: Racismo e a Descolonização do Pensamento“ com curadoria de Eugênio Lima e Majoí Gongora.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Missão em Fragmentos: 12 Cenas de Descolonização em Legítima Defesa
Com Eugênio Lima, Walter Bathazar, Gilberto Costa, Luz Ribeiro, Junior Cabral, Mawusi Tulani, Jhonas Araújo, Renato Caetano, Palomaris Mathias, Tatiana Rodrigues Ribeiro, Nádia Bittencourt, Thereza Morena, Fernando Lufer, Luiz Felipe Lucas e Luan Charles
Com a participação: Angela Davis, Anna Seghers, Sojourner Truth, Malcom X, Amílcar Cabral, Claudia Schapira, Aimé Cesarie, Achille Mbembe, Racionais Mc’s, Frantz Fannon, Marcus Garvey, Maya Angelou, Maurinete Lima, Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Frances M. Beal, Clovis Moura, Stokely Carmichael, Partido dos Panteras Negras, Carolina Maria de Jesus e Legítima Defesa.
Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque do Ibirapuera, São Paulo)
Duração 120 minutos
17 a 19/03
Sexta e Sábado – 21h; Domingo – 18h
$20
Classificação 16 anos (cenas de nudez)
 
Diretor: Eugênio Lima
Produção: Maia Gongora
Dramaturgia: Claudia Schapira
Preparação Corporal e Coreografia: Luaa Gabanini
Preparação Vocal e Spoken Word: Roberta Estrela D’Alva
Direção Musical: Eugênio Lima e Neo Muyanga
Música: Eugênio Lima, Neo Muyanga, Roberta Estrela D’Alva, Luan Charles e Renato Caetano
Consultoria Artística e Projeto gráfico: Daniel Lima
Cenário: Arianne Vitale
Fotografia e Retrato ancestral : Cristina Maranhão
Vj: Astronauta Mecânico
Animação: Beto Bassi
Luz: LabLUXZ_por Paulinho Fluxus e Diogo Terra
Figurino: Claudia Schapira
Desenho em cena: Renato Caetano
Autor – Heiner Müller
Tradução: Christine Röhrig

 

Um comentário sobre “A MISSÃO EM FRAGMENTOS: 12 CENAS DE DESCOLONIZAÇÃO EM LEGÍTIMA DEFESA

  1. Coletivo Legítima Defesa disse:

    TEMPORADA CCSP – SALA JARDEL FILHO

    A Missão em fragmentos – 12 cenas de descolonização em legítima defesa – com o grupo Legítima Defesa
    Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
    Temporada: ‪04 de Abril‬ até ‪17 de Maio‬ (não haverá espetáculo nos dias 25 e ‪26 de Abril‬), Terças e Quartas ‪às 20h‬
    Duração: 120 minutos
    Recomendação etária: 16 anos
    Capacidade: 321 lugares
    Endereço: ‪Rua Vergueiro, 1000‬
    Ingressos: pague quanto puder, nos seguintes valores: $1, $5, $10, $15, $20 (na bilheteria do CCSP) e $10, $15, $20 (pelo Ingresso Rápido)
    Bilheteria: de terça a sábado, das 13h ‪às 21h30‬; e domingos, das 13h ‪às 20h30‬. Ingressos vendidos online pela ‪www.ingressorapido.com.br‬ ou pelo telefone ‪4003-1212‬. Acesso para deficientes físicos. ‪www.centrocultural.sp.gov.br‬

    Telefone: ‪(11) 3397-4002‬

     
    #vemnobangue

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s