LEMBRO TODO DIA DE VOCÊ (opinião)

O novo musical do Núcleo Experimental – “Lembro Todo Dia de Você” – estreia nesta próxima quinta, 18 de maio, às 20 horas, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil.

Conta a história de Thiago, um jovem que se descobre soropositivo e inicia uma jornada de autoconhecimento em direção a questões decisivas de sua vida – como o abandono paterno, a descoberta da sexualidade, relacionamentos, amizades e o estigma enfrentado diariamente por pessoas que têm o vírus.

O texto foi escrito baseado em fatos da vida de Rafa Miranda, compositor e regente da peça, e de sua experiência como portador de HIV, bem como através de pesquisas de campos com jovens portadores do vírus e de grupos de apoio.

A falta de informação, a solidão, as inseguranças, as frustrações e o sentimento de culpa me deixavam submerso no medo. O Zé e a Fernanda me acolheram e me deram suporte, criando uma rede de segurança onde eu pudesse compartilhar meus sentimentos e sair do silêncio”, diz Rafa. Ele disse que ao ouvir os depoimentos de outros jovens, percebeu que suas experiências eram similares, e que tinham dificuldade em dividi-las com outras pessoas.

Tivemos contato com o texto no final do ano passado, quando assistimos uma leitura dramatizada feita no Teatro do Núcleo Experimental. Nesta apresentação inicial, feita para um público reduzido, onde sentamos próximo dos atores, o impacto do texto, atuação e canções, nos atingiu em cheio. E emocionou muito!

O que nos marcou mais foi esta busca do personagem Thiago pelo seu autoconhecimento. Tirar os véus, que impomos em certos fatos (como uma forma de proteção) e percebermos que a realidade não é bem aquela que pintamos (e tentamos crer). É uma jornada de crescimento do personagem.

O elenco é mais um acerto de Fernanda Maia (Texto e Diretora Musical) e de Zé Henrique de Paula (que além de dirigir, ainda atua). Davi Tápias vive o jovem Thiago, com uma candura, mas que mesmo assim, consegue enxergar os seus medos e incertezas (Davi também está em “Senhor das Moscas“, do Núcleo Experimental, no teatro do SESI. Leia nossa opinião aqui). Junto dele, temos Bruna Guerin, Fabio Redkowicz, Gabriel Malo e Zé Henrique (todos do espetáculo Urinal, o Musical), Anna Toledo e Fábio Augusto Barreto.

As canções também são de uma primazia, e passeiam pelos gêneros pop, bolero, disco, jazz e música de jogos digitais. É de querer ter a trilha sonora gravada para poder ouvir novamente depois.

Lembro Todo Dia de Você” tem todos os ingredientes para ser mais um sucesso, e já esperamos que pós temporada no CCBB, venha ser apresentado no teatro do Núcleo Experimental. Esperamos temporada lotada e com filas. Porque merece!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço

Lembro Todo Dia de Você. Estreia dia 18 de maio, quinta-feira, às 20h, no CCBB São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo) Temporada: Sextas, sábados e segundas, às 20h, e domingos, às 19h. Até 26 de junho. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Capacidade: 140 lugares.  Classificação Indicativa: 16 anos. Duração: 100 minutos.

Texto/letras e direção musical: Fernanda Maia. Música: Rafa Miranda. Direção: Zé Henrique de Paula. Colaboradores: Herbert Bianchi e Zé Henrique de Paula. Elenco: Anna Toledo, Bruna Guerin, Davi Tápias, Fábio Augusto Barreto, Fabio Redkowicz, Gabriel Malo e Zé Henrique de Paula. Músicos: Fernanda Maia (piano), Abner Paul (bateria), Benjamin Bernardes (violino), Branco Bernardes (viola), Clara Bastos (contrabaixo elétrico) e Felipe Parisi  (violoncelo).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s