QUARTO 19

Prêmio Nobel de Literatura em 2007, a escritora britânica Doris Lessing tem seu conto No Quarto Dezenove (To Room Nineteen) encenado no palco. O monólogo concebido por Amanda Lyra (que atua e também traduziu o conto) tem direção de Leonardo Moreira e faz nova temporada no Teatro do Núcleo Experimental de 14 de junho a 6 de julho de 2017.

A peça narra o caminho de uma mulher à procura de sua identidade. As questões abordadas pelo texto e pela encenação de Quarto 19 dizem respeito principalmente às mulheres, mas não só a elas. Nesse conto, Lessing aborda com simplicidade e força alguns de seus temas mais persistentes, como o cabo de força entre o desejo humano e os imperativos do amor, da traição e da ideologia, as tensões entre o doméstico e a liberdade, a responsabilidade e a independência.

Os efeitos do casamento, a fragmentação da identidade feminina, a extenuante busca por um sentido aos papeis impostos socialmente e a tensão entre o eu social e o eu marginal são explorados no conto de Doris Lessing, e também nesta montagem. A construção da identidade, o trabalho para estabelecê-la, defini-la e refiná-la talvez seja o fio que sustenta o conto e, portanto, o monólogo “O Quarto 19”.

Ela está consciente de que é prisioneira de alguma coisa maior e, em seu discernimento embotado, passa a acreditar que está doente. No entanto, vemos que o mal que a aflige está no âmago da sociedade, e não em algum lugar escondido das anomalias individuais. A personagem vive assim a luta silenciosa de muitas outras mulheres”, conta Amanda Lyra.

A protagonista representa a imagem socializada da mulher oprimida pelas necessidades do homem e da família. Assim, o espetáculo espelha a mesma procura de outras mulheres na vida real. É uma luta, onde o desejo de autenticidade se vê barrado por modelos culturais. As manifestações políticas dos últimos anos e o fortalecimento do feminismo e dos direitos da mulher têm demonstrado que essas questões, ainda que trabalhadas em uma obra publicada nos anos 1970, continuam importantes para muitas pessoas no Brasil e no mundo.

SINOPSE
A peça é construída a partir do conto homônimo da escritora britânica Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura em 2007. Quarto 19 é  história de uma mulher de classe média, casada e mãe de três filhos. Após anos sem trabalhar fora, dedicada à criação dos filhos, ela espera  o momento em que o mais novo entrará para a escola, quando finalmente terá algum tempo para si. Mas quando isso acontece, ela não sente a liberdade que esperava. Fugindo da irritação doméstica e do ritmo familiar, ela então passa a alugar um quarto de hotel no centro da cidade, o quarto 19.

IMG_4396

Quarto 19
Com Amanda Lyra
Núcleo Experimental ( Rua Barra Funda 637 – Barra Funda, São Paulo)
Duração 80 minutos
14/06 até 06/07
Quarta e Quinta – 21h
$40
Classificação 16 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s