AJUDEM O GALPÃO DO FOLIAS

O Folias D´Arte é um grupo teatral que dispõe de sua sede/teatro, o Galpão do Folias, no bairro Santa Cecília, em São Paulo. Um teatro projetado pelo arquiteto e cenógrafo J.C. Serroni há 17 anos abertos ao público.

Por falta de verba e de incentivos públicos, o espaço corre o risco de fechar. Por isso, o grupo lança uma programação de Estado de Emergência, com diversas atividades que visam arrecadar fundos para a manutenção do espaço.

O Grupo Folias d’Arte durante esses 20 anos de existência recebeu reconhecimento de público e crítica e com aproximadamente 50 prêmios, entre eles: Prêmio Shell, Prêmio APCA, Prêmio Molière, incluindo a participação e representação do Brasil no FITEI, Festival Internacional de Expressão Ibérica, na cidade do Porto, em Portugal, no MITE, Mostra Internacional de Teatro, em Lisboa e em Havana, Cuba, Festival Internacional de La Habana.

A fixação do grupo em sua sala de espetáculos representou um avanço e uma liberdade que possibilitou não só aprimoramento artístico e técnico, como uma interferência definitiva na cidade e nos vínculos que o teatro paulistano redesenhou com a sociedade. O Galpão do Folias, além de sede do grupo, é um espaço de resistência que abarca apresentações e diversas atividades das mais diversas linguagens, nacionais e internacionais, como também atividades de formação e reflexão.

Segue abaixo a programação de setembro do projeto FOLIAS _ Estado de Emergência:

Carne (Kiwi Cia. de Teatro)

SINOPSE
Carne discute as relações entre patriarcado e capitalismo, mostrando o panorama da opressão de gênero e a situação específica da violência contra as mulheres no Brasil. A peça, inspirada no teatro documentário é composta de 20 quadros interligados executados por duas atrizes e uma percussionista.

Com Fernanda Azevedo e Mônica Rodrigues

21 de setembro, quinta, 21h – $30

_MG_0429_juliana_r.jpg

Baderna (Núcleo Bartolomeu de Depoimentos)

A performance fala de despejo, do desprezo ao nome e da figura transgressora da bailarina Baderna, assim como o desprezo de nossa própria história. A narrativa perpassa o Brasil e sua mestiçagem e entre a poesia, dança, música e palavra, o espetáculo-intervenção propõe um território performático para a discussão da cidade em que vivemos.

Com  Luaa Gabanini.

23 e 24 de setembro, sábado às 21h e domingo às 20h – Pague o quanto puder

ALTA BadeRna.foto.Credito.Azul.Serra.01.JPG

Afinação I (Georgette Fadel)

Afinação é uma aula ministrada pela personagem, a pensadora e professora francesa Simone Weil. Uma conferência sobre a relação entre a opressão e o sofrimento no mundo e o incrível boicote ao pensamento racional. É tudo sobre a liberdade. São textos de Brecht, Hegel, da própria Simone Weil e algumas citações de Marx que compõem esse momento que pretende ser uma oração à razão. A beleza de conhecer, a possibilidade de através do trabalho sobre o espírito (pensamento), ver o mundo como ele é e habitá-lo com justiça.

O trabalho é de uma crueza e simplicidade cultivadas deixando todo o protagonismo para os movimentos do pensamento. Com muito cuidado, Simone afina as ideias, presentes nos sons e sentidos, e busca com muito fervor, fazê-las existir também no coração do público.

Um violoncelo é para Simone, o objeto de expressão dessa afinação sutil.

Com Georgette Fadel.

25 de setembro, segunda, 21h – $40

Afinação I- Foto de Maíra Barillo n.2.jpg

Ensaio aberto: Medea Mina Jeje

SINOPSE

Ao saber que seu filho Age seria perseguido, mutilado e novamente aprisionado à boca de uma mina, a escrava Medea decide por sacrificá-lo, numa tentativa de libertá-lo da própria sina.

Com Kenan Bernardes.

26, 27 e 28 de setembro, terça a quinta, 21h – Pague o quanto puder

Toda nossa programação está disponível na página do Facebook: Facebook.com/GalpaoDoFolias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s