GAROTA DE IPANEMA – O MUSICAL DA BOSSA NOVA

Garota de Ipanema, O Musical da Bossa Nova” estreia nesta sexta no Teatro Opus (Shopping Villa Lobos).

São Paulo verá um espetáculo diferente do que foi apresentado no Rio de Janeiro. Segundo Aniela Jordan, sócia da produtora Aventura Entretenimento, esta mudança foi para colocar o gênero musical Bossa Nova à frente do romance de ficção que foi apresentado no palco carioca.

Com isso, o musical está estruturado em quatro grandes blocos. No primeiro são abordadas as histórias e curiosidades sobre o nome ‘Bossa Nova’; no segundo a origem do estilo musical, as influências do passado e como o cenário musical brasileiro propiciou o surgimento do movimento; o terceiro bloco trata dos costumes dos artistas da época e os locais onde se reuniam para criar; e o último mostra como a Bossa Nova ganhou o mundo.

Para contar esta nova história, foi chamada uma nova equipe criativa e um novo elenco. O diretor Sérgio Módena procurou fazer um musical teatralizado, onde o foco principal são as letras e melodias das canções, que viraram clássicas nas vozes de João Gilberto, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, entre outros; e que fazem parte da memória afetiva de grande parte da população brasileira.

Entremeando as canções são contadas histórias desta turma de jovens da zona sul do Rio de Janeiro, que no final dos anos 50, juntou-se em apartamentos para poder cantar e tocar samba de um novo jeito; e com isso, acabaram criando um gênero musical que influenciou, e influencia, a música brasileira e dos outros países.

Para focar a atenção do público mais nas canções, a equipe criativa procurou fazer um cenário e figurino mais minimalista e monocromático. “Qualquer elemento cênico em termos de movimentação e de figurino, quanto de interferência imagética, além do ponto, fica excessivo. O gênero se basta. Só no segundo ato, após o intervalo, que o espetáculo ganha um pouco de cor, mas mesmo assim, ainda de uma maneira intimista“, afirma Sérgio.

20170920_154105Do elenco carioca, o único que permaneceu foi Cláudio Lins, filho de Ivan Lins que fez parte do movimento musical. Entraram Andrea Marquee, Ariane Souza, Eduarda Faidini, Fabi Bang, Myra Ruiz, Marcelo Varzea, Nicola Lama, Tadeu Freitas, Jhafiny Lima.

A produção marca a estreia de Fabi Bang e Myra Ruiz em musicais cem por cento nacionais com um gênero musical bem diferente do que estão acostumadas a cantar. Será diferente também  para o público que as acompanha e estão acostumados a ouvir canções de musicais da Broadway e West End.

20170920_180145.jpgPara Fabi, essa será uma oportunidade para “trazer muita gente para o teatro, que se surpreenderá e apaixonará por este novo repertório. Sinto-me responsável e cuidadosa em apresentar este conteúdo novo para o público que me acompanha. É um conteúdo novo também para mim, mas estou gostando muito em poder conhecer e cantar“.

Myra concorda com a amiga. “Também sou jovem, tenho 24 anos, idade do meu público. Estou enriquecida em poder conhecer e cantar estas canções“. E o espetáculo proporcionará a realização de uma vontade dela. “Quero poder cantar estas canções para a minha vó, que ama a Bossa Nova“.

Abaixo, dois números que foram apresentados durante a coletiva de imprensa do espetáculo.

 

Garota de Ipanema, o Musical da Bossa Nova
Com Andrea Marquee, Ariane Souza, Eduarda Faidini, Fabi Bang, Myra Ruiz, Claudio Lins, Marcelo Varzea, Nicola Lama, Tadeu Freitas, Jhafiny Lima
Teatro Opus – Shopping Villa Lobos (Avenida das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros, São Paulo)
Duração 90 minutos
22/09 até 10/12
$50/$160
Classificação Livre

Um comentário sobre “GAROTA DE IPANEMA – O MUSICAL DA BOSSA NOVA

  1. Agostinho Da Costa disse:

    O musical foi muito bom, banda, cantores, cantoras…mas o cenario de fundo…quase enterra a Bossa Nova. Faltou luz, calçada do Rio, palmeiras, alguma coisa que nao parecesse lojas fechadas depois que o comercio fecha. A segunda parte melhora muito mas o cenario continuou sombrio, podiam ter usado projeçao se o custo de ter um cenario melhor era tao alto. Fica assim uma sensaçao de foi bom mas podia ter sido muito melhor!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s