SUÍTE N°2

A quinta edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo terá sua abertura no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer com o espetáculo Suíte n°2, dirigido pelo francês Joris Lacoste, artista em foco desse ano. Segunda peça da série Enciclopédia da Fala, a pesquisa que o diretor vem realizando desde 2007 sobre as diferentes formas de oralidade combina literatura, teatro, artes visuais, música e poesia sonora.

Um coletivo de artistas multidisciplinares compila diversos gêneros de gravações de falas e as cataloga de acordo com especificidades como cadência, musicalidade, timbre, origem, saturação ou melodia e orquestra discursos que têm em comum produzir, cada qual ao seu modo, algum tipo de impacto no mundo.

O espetáculo é falado em diversas línguas: inglês, japonês, francês, árabe, holandês, alemão, português, espanhol, russo, croata, lingala, chinês, dinamarquês, sânscrito e urdu, e compreende de discursos de presidentes a áudios ditos em cabines de avião.

A ideia é questionar e submeter as palavras a um jogo de formas, repetindo-as seguidamente, cantando, falando muito rápido, até que seus sentidos ganhem novas ideias ou percam sua ideia original. As palavras se encontram pela primeira vez nas vozes de um quinteto de atores/cantores, com harmonias do compositor Pierre-Yves Macé.

A apresentação conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Joris Lacoste

Joris Lacoste vive e trabalha em Paris. Escreve para teatro e rádio desde 1996 e realiza os próprios espetáculos desde 2003. Assinou 9 Lyriques Pour Actrice et Caisse Claire, no Laboratoires d’Aubervilliers, em 2005, e Purgatoire, no Théâtre National de la Colline, em 2007. De 2007 a 2009, foi codiretor dos Laboratoires d’Aubervilliers. Em 2004, lançou o projeto Hypnographie para investigar as funções artísticas da hipnose, resultando várias obras, como uma peça radiofônica, um espetáculo e uma performance.

Iniciou dois projetos coletivos, o projeto W, em 2004, e a Enciclopédia da Fala, em 2007. Em 2013, a Enciclopédia da Fala deu início a um ciclo de quatro suítes para coral, todas baseadas no mesmo princípio: a reprodução ao vivo das gravações extraídas do seu arquivo.

Suíte nº 2_ Foto de Bea Borges

Suíte n°2
Com Vladimir Kudryavtsev, Emmanuelle Lafon, Nuno Lucas, Barbara Matijevic, Olivier Normand
Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque do Ibirapuera, São Paulo)
Duração 85 minutos
02 e 03/03
Sexta e Sábado – 21h
$30
Classificação 14 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s