ANDY

Gero Camilo e Victor Mendes acreditam que a comédia é fundamental na formação dos artistas criadores. Ela está em todos os trabalhos que realizam, como nas peças AldeotasCaminham Nus Empoeirados e mesmo em Razão Social, que tem uma narrativa mais política, a dupla Gero e Victor encontra alívios cômicos.

No novo trabalho, Andy, os atores vão fundo na comédia e concebem um espetáculo que pretendem leve, lúdico e agradável aos olhos dos espectadores. Gero e Victor começaram a escrever a peça há um ano. Mergulharam na pesquisa sobre o artista americano que quebrou todas as estruturas da comédia convencional, apresentando números vanguardistas no teatro e em eventos públicos. Foram dezenas de horas gastas na frente no computador assistindo vídeos no youtube ou debruçados em livros e relatos sobre sua figura. Viajaram até Nova York, terra Natal de Andy, para criar a dramaturgia da peça. Para isso, traçaram um roteiro fiel dos passos dados por ele que culminava no cemitério onde ele “supostamente” está enterrado.

A peça é uma homenagem a Andy Kaufman, que amos consideram grande artista, tanto na sua biografia, quanto na sua forma de performar. “Porque não dá pra dizer que ele é ator, ou cantor ou lutador. Não. Ele simplesmente é. Como nós queremos ser”, afirma Gero. Victor conta que assim decidiram embarcar nessa jornada, e com em sua Cia Tertúlia de Acontecimentos, além de atuar, gostam de escrever os próprios trabalhos, escreveram uma história parcialmente ficcional sobre o Andy Kaufman (Victor Mendes) e Laika (Gero Camilo), a cadela russa, que como quem não quer nada, foi o primeiro ser vivo a viajar no espaço. “Nosso universo é o universo, não tem limite. Queremos contar essa história que criamos e esperamos você“, diz Gero.

Gero e Victor explicam que farão um paralelo entre o homem que tira o pé do chão e está com a cabeça na Terra e o homem que está na Terra mas tem a cabeça na Lua. “Esse homem é nosso protagonista Andy Kaufman (Victor Mendes)”, fala Gero.Andy encanta os dois atores “pela sua potência como artista, um revolucionário, um pioneiro, tanto no tipo de linguagem que buscava desenvolver, quanto na maneira de misturar sua vida com a arte“. Assim, a ideia é apresentar um espetáculo cômico, que divirta o público, “não de uma forma convencional, um trabalho ousado que traga reflexões pertinentes a todos que o experienciarem, tendo como ponto de partida a vida do comediante Andy Kaufman“.  Gero e Victor entendem que programas de televisão ligados à comédia, tanto aqui no Brasil, quanto nos Estados Unidos, se utilizam de referências do trabalho de Andy Kaufman e muitas vezes sem conhecimento profundo sobre sua linguagem. “Nosso desafio foi justamente esse, entender sua linguagem, que não está ligada ao riso, mas sim ao incômodo, à transformação, é impossível assistir os vídeos de Andy e não se perguntar sobre suas escolhas, sua criatividade e sua capacidade de misturar tudo e ter nas mãos uma bomba relógio, do riso e do pânico.

image004

Andy

Com Gero Camilo e Victor Mendes

Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo, São Paulo)

Duração 80 minutos

23/06 até 29/07

Sexta e Sábado – 21h, Domingo – 18h

$30 ($9 – credencial plena)

Classificação 12 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s