PIPPIN

Pippin’ fez uma revolução na Broadway na época de sua estreia, em 1972. Com uma estrutura ousada e a aposta na metalinguagem, o musical arrebatou cinco Tony Awards ao contar a fábula do príncipe Pippin, o herdeiro do trono do Rei Carlos Magno que segue uma atribulada jornada existencial em busca do sentido da vida. Contada por uma trupe teatral, a saga é conduzida por uma Mestra de Cerimônias e pela música de Stephen Schwartz, autor de ‘Godspell’ (1971), ‘Wicked’ (2003) e vencedor de prêmios como o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro.

Após 44 anos da única montagem que teve no Brasil (1974), o musical estará de volta aos palcos brasileiros pelas mãos de Charles Möeller & Claudio Botelho, que assinam juntos o seu 43º espetáculo. Com estreia marcada para 3 de agosto no Teatro Clara Nunes, o espetáculo, apresentado pelo Ministério da Cultura e Circuito Cultural Bradesco Seguros, terá em cena um elenco de 19 atores liderado por Felipe de Carolis, Totia Meireles, Nicette Bruno e Jonas Bloch e oito músicos.

Este é um musical com muito mais substância e camadas do que se imagina. ‘Pippin’ é uma comédia cínica, que traz um protagonista absolutamente moderno, cheio de dúvidas e questionamentos, com um vazio existencial que jamais será preenchido. É um dos motivos pelo qual é chamado de ‘Hamlet’ dos musicais. Ele rejeita antigos clichês e quebra com algumas tradições do gênero.  Como se não bastasse, ele retoma essa ideia do ‘teatro dentro do teatro’ e traz um grupo teatral e a figura da Mestra de Cerimônias para contar a história‘, conta Charles Möeller, que adquiriu os direitos do espetáculo com Claudio Botelho após o revival da peça na Broadway em 2013.

Foram necessários quase cinco anos para levantar toda a produção, que envolve um número grande de atores e músicos em cena. Com total liberdade de criação, Möeller & Botelho vão manter em cena o clima de magia que envolve a obra original, a começar pelo número inicial, o clássico ‘Magic To Do’. ‘O musical fala muito sobre a decisão entre enfrentar um mundo real ou permanecer em um mundo de aparências ou de magia, como o que é mostrado em cima de um palco. É um tema muito atual, em um mundo de redes sociais e realidades falseadas’, analisa Möeller.

Além de toda a sua arrojada dramaturgia, ‘Pippin’ tem ainda uma das mais complexas partituras coreográficas do teatro musical contemporâneo. Dirigido e coreografado originalmente pelo ícone Bob Fosse (1927-1987), o espetáculo conta agora com o coreógrafo Alonso Barros, especialista no estilo de Fosse, responsável por criar toda uma cartilha própria que virou referência em uma série de musicais que foram produzidos nas últimas décadas.

Möeller & Botelho convocaram para a ficha técnica novos e antigos colaboradores, como o cenógrafo Rogério Falcão (com mais de vinte projetos idealizados para a dupla), o iluminador Rogério Wiltgen (‘Rocky Horror Show’), a figurinista Luciana Buarque (‘Os Saltimbancos Trapalhões’) e o diretor musical Jules Vandystadt (‘Beatles Num Céu de Diamantes’). Parceira da dupla desde 2003, Tina Salles assina, mais uma vez, a Coordenação Artística.

Um elenco de mágicas mil

Até a estreia desta nova versão, a saga de ‘Pippin’ tinha chegado aos palcos brasileiros apenas uma única vez, em 1974, em uma montagem que marcou época, com direção de Flávio Ragel e protagonizada por Marília Pêra (Mestra de Cerimônias) e Marco Nanini (Pippin). Coincidentemente, foi o primeiro musical visto por Totia Meireles, na época em 14 anos, quando começou a sua história de amor com os palcos.

Já fiz musicais em que só cantava, outros em que era bailarina e muitas peças sem música. É o meu primeiro trabalho em que preciso atuar, cantar e dançar muito’, celebra a atriz, famosa pela parceria com Möeller & Botelho em espetáculos como ‘Gypsy’ (2010), ‘Cristal Bacharach’ (2004) e ‘Nine – Um Musical Felliniano’ (2015).

Após um processo de testes, em disputadas audições, todo o elenco foi sendo escolhido. O desafio de encarar o complexo personagem-título recaiu sobre Felipe de Carolis, que estreou com a dupla em ‘O Despertar da Primavera’ (2009). Após produzir e estrelar os dramas ‘Incêndios’ e ‘Céus’, o ator retomou os laços com o teatro musical em ‘Rocky Horror Show’ (2016) e agora terá em mãos o primeiro protagonista de sua carreira.

Já Nicette Bruno está de volta aos palcos para dar vida a Berthe, a libertária e hedonista avó de Pippin, que aconselha o personagem a viver intensamente e desfrutar dos prazeres carnais. A atriz foi dirigida por Möeller & Botelho recentemente, no sucesso ‘O Que Teria Acontecido a Baby Jane?’ (2016). Enquanto Adriana Garambone (‘Gypsy’, ‘Como Vencer na Vida Sem Fazer Força’), Cristiana Pompeo (‘O Mágico de Oz’), Guilherme Logullo (‘Kiss Me, Kate’) e Luiz Felipe Mello (‘Nine – Um Musical Felliniano’) também repetem a parceria com os diretores, Jonas Bloch trabalha pela primeira vez com a dupla.

 Analu Pimenta, Bel Lima, Bruninha Rocha, Daniel Lack, Flavio Rocha, Jéssica Amendola, João Felipe Saldanha, Paulo Victor, Rodrigo Cirne, Sérgio Dalcin e Victoria Aguillera –  também escolhidos na bateria de audições – completam a trupe teatral e se revezam entre dezenas de personagens, dentro e fora da história contada no palco.

Uma trajetória extraordinária

Pippin’ estreou em outubro de 1972 no Imperial Theatre, em Nova York. Stephen Schwartz vinha de um sucesso no off-Broadway (‘Godspell’) e a partir daí se tornou um requisitado compositor, com trabalhos no cinema que lhe renderam três Oscars por conta de ‘Pocahontas’ (1995) e ‘O Príncipe do Egito’ (1998). Em 2003, ele retorna ao teatro e assina letra e música de ‘Wicked’, musical responsável por quebrar recordes de bilheteria ao redor do mundo em diversas montagens.

A encenação original de ‘Pippin’ teve onze indicações ao Tony e levou cinco prêmios: Melhor Ator, Cenografia, Iluminação e Bob Fosse ganhou os de Melhor Direção e Melhor Coreografia. Em 2013, uma remontagem da American Repertory Theatre dirigida por Diane Paulus chegou na Broadway com imenso sucesso, ficou em cartaz por quase dois anos e arrebatou quatro prêmios Tony.

Consagrado por Bem Vereen em 1972, o papel do Mestre de Cerimônias foi vivido por uma mulher (Marília Pêra e Suely Franco, que a substituiu posteriormente) pela primeira vez na montagem brasileira. Tal fato só se repetiu com a versão de 2013, protagonizada por Patina Miller. Foi a única vez na história do Tony Awards em que o mesmo personagem rendeu o prêmio principal a dois atores diferentes.

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 Pippin

Com Felipe de Carolis, Totia Meireles, Nicette Bruno, Jonas Bloch, Adriana Garambone, Cristiana Pompeo, Guilherme Logullo, Luiz Felipe Mello, Analu Pimenta, Bel Lima, Bruninha Rocha, Daniel Lack, Flavio Rocha, Jéssica Amendola, João Felipe Saldanha, Paulo Victor, Rodrigo Cirne, Sérgio Dalcin e Victoria Aguillera.

Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea (R. Marquês de São Vicente, 52 – Gávea, Rio de Janeiro)

Duração 120 minutos

03/08 até 21/10

Quinta – 17h, Sexta e Sábado – 21h, Domingo – 19h30

$50/$120

Classificação 12 anos

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