MUITO RUÍDO POR SHAKESPEARE

A Cia Núcleo estreia dia 3 de agosto, sábado, no Teatro Alfa, um projeto inédito no Brasil, Muito Ruído por Shakespeare – apenas apresentado em espanhol no VIII Festival Shakespeare Buenos Aires, em 2018. As sessões são aos sábados e domingos, às 17h30, até 1º de setembro.

A Cia Núcleo sempre teve verdadeiro apreço pela literatura e muitas de suas obras bebem da fonte dos grandes clássicos. Neste momento a Cia se aventura em obras do bardo William Shakespeare, adaptando duas de suas tragédias para o universo infantil. Um mensageiro tem que contar a história de Macbeth, e um outro tem que dizer a história de Otelo. Eles se encontram no meio do caminho e decidem trocar suas histórias, para evitar fadiga. Assim andarão menos e evitarão os percalços de adentrar um reino desconhecido.

A Cia Núcleo traz uma obra imersa no imaginário do bardo e que traça paralelos com questões atuais onde diversos acontecimentos políticos são mediados e influenciados pela imprensa, internet e pelas fake news. É um espetáculo para toda a família, em que os maiores irão acompanhar os caminhos tortuosos destes enredos, enquanto os menores irão se deliciar com os quiproquós desta dupla, sem se ausentar da mensagem geral do texto.  Utilizando a palavra, a música, o teatro de objetos e as projeções como fio condutor, para divertir e comover os espectadores, a Cia Núcleo pretende assim exaltar a poesia do homem do milênio. 

Sobre o espetáculo

Em um jogo narrativo conduzido por um personagem que manipula tudo de fora do cenário, e entra em cena por meio de projeções e interações, temos dois mensageiros que enfrentarão os problemas que aparecem no ato de comunicar uma história. Manipulação de informação, notícias falsas, ausência de dados são algumas das dificuldades que irão interferir diretamente neste objetivo. A história de Otelo narra um desenlace trágico de um casal apaixonado. Otelo ama Desdemona, mas ludibriado por Iago acredita na traição de sua amada. Já nos acontecimentos de Macbeth, reis são mortos em nome do poder e da ambição. Estas complexas histórias criadas por Shakespeare irão se embaralhar na fala destes mensageiros, apontando para equívocos na transmissão de um caso e suas consequências.

Em uma época em que diversos acontecimentos políticos são mediados e influenciados pela imprensa e internet, a Cia Núcleo traz uma obra imersa no imaginário do bardo e que traça paralelos com estas questões. É um espetáculo para toda a família, onde os maiores irão acompanhar os caminhos tortuosos destes enredos, enquanto os menores irão se deliciar com os quiprocós desta dupla, sem se ausentar da mensagem geral do texto. Crianças estão acostumadas com omissões de informações, mentiras contadas para evitar possíveis discussões e dificuldades em entender todos os lados de um fato. O desafio da Cia., então, estabelece-se neste lugar onde o texto de Shakespeare, o nó das Fakes News e a produção de um ato cênico abarquem estas questões para crianças e adultos.

FACE.png

Muito Ruído por Shakespeare

Com André Medeiros Martins, Caio Merseguel, Ronaldo Liano e Yuri de Francco

Teatro Alfa – Sala B (R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro, São Paulo)

Duração 50 minutos

03/08 até 01/09

Sábado e Domingo – 17h30

$40

Classificação Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s