PARA OS DOIS LADOS

“Para os dois lados”, com dramaturgia de Vinícius Garcia Pires e direção de Mario Spatizziani é o novo trabalho do Núcleo Descerimonioso de Teatro, que tem como ponto de partida a crise da empatia no ser humano contemporâneo. O espetáculo estreia em 14 de março, às 21h, no Viga Espaço Cênico. A curta temporada segue até 29 de março, com sessões aos sábados, às 21h e domingos, às 19h. Os ingressos custam R$40.

A partir do atropelamento de um homem, quatro figuras dedicam-se a tarefa de reconstruir sua história partindo de sua aparência, suas roupas, a posição do corpo, uma marca na sola de seu tênis… O que teria vivido esse homem? Por que isso aconteceu? Quem era ele? Quais os possíveis motivos que o levaram à aquela situação? Qual a última imagem captada pela sua retina? A tentativa de responder questões como essas revela mecanismos narrativos dessas quatro figuras que fantasiam, irresponsavelmente, a partir do fato de um homem ter sido atropelado, criando assim uma falsa empatia desconectada da história real deste homem que permanece desconhecida.

Em uma encenação não realista, o homem atropelado e inconsciente também fala, seguindo o que restou de sua memória, com a finalidade de encontrar suas próprias respostas.

“Para os dois lados” contrai a relação da verdade dos fatos e suas possíveis interpretações motivadas por anseios e crenças individuais daquele que toma conhecimento de um acontecimento, mas o recria através de sua narrativa tendenciosa, oportunista, ignorante e/ou irresponsável.

A peça pode ser compreendida como um convite para a reflexão sobre nossos próprios mecanismos narrativos e o perigo da ressignificação de fatos para atender aos nossos interesses e nossa sede por pertencimento, legitimidade ou puro entretenimento.

FACE

Para os Dois Lados

Com Beatriz Belloti, Caio Freire, Elle Henriques, Paulo Maeda e Thiago Marques

Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1323 – Pinheiros, São Paulo)

Duração 55 minutos

14 a 29/03

Sábado – 21h, Domingo – 19h

$40

Classificação 12 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s